26.5.20

A HOMEOPATIA NA SAÚDE DA MULHER

Dia Mundial da Saúde da Mulher, 28 de maio
Diferentes combinações de hormonas femininas, fatores genéticos ou ambientais e até mesmo causas desconhecidas tornam as mulheres mais vulneráveis a determinadas doenças ou condições, como cefaleias, ansiedade e infeções urinárias.
Antigamente, as terapias disponíveis eram mais escassas para doenças tipicamente femininas. Em certos momentos, a opção era recorrer a tratamentos hormonais, algo que está cada vez mais em desuso devido aos seus efeitos secundários. Deste modo, o campo de atuação veio a reduzir-se a anti-inflamatórios e analgésicos e a Homeopatia apresenta-se como uma opção terapêutica a ter em consideração.
As dores menstruais são uma das principais causas de desconforto nas mulheres. Durante o ciclo menstrual ocorrem alterações hormonais e, ao longo dos anos, através da experiência clínica e de diversos estudos na área, tem-se vindo a demonstrar que a Homeopatia ajuda a regular, além de tratar dos sintomas que causa.
Nas irregularidades menstruais que as mulheres mais novas apresentam, os contracetivos eram a única opção, no entanto, com os medicamentos homeopáticos abriu-se um grande leque de possibilidades para evitar esse tipo de tratamento invasivo em idades tão precoces.
Também ao longo da gravidez e mesmo na fase pós-parto, as mulheres sofrem de muitas alterações que deixam marcas. Além dos problemas relacionados à maternidade, os medicamentos homeopáticos podem ser administrados para os problemas físicos comuns derivados da amamentação, como fissuras e inflamações dos mamilos e até mesmo ajudar a promover a secreção do leite quando este não sobe naturalmente.
Estima-se que malformações congénitas associadas ao uso de medicamentos durante a gravidez representem pouco menos de 5%. Embora a percentagem não pareça alta, é importante, porque, na maioria dos casos, são evitáveis. Uma das vantagens dos medicamentos homeopáticos é que os efeitos secundários, em geral, são pouco frequentes, de intensidade leve e de natureza transitória, motivo pelo qual são frequentemente administrados durante a gravidez e amamentação, tanto em mulheres como em crianças, incluindo bebés, e podem ser usados em conjunto com outros tratamentos convencionais.
O que se verifica é que cada vez mais mulheres incluem a Homeopatia durante estas diferentes fases da sua vida. Com a medicina tradicional há muitas limitações, medicamentos que não são possíveis de usar durante certas fases, como a gravidez, e a Homeopatia é de grande ajuda.
Além das doenças mencionadas, a Homeopatia é ainda bastante útil para aliviar estados gripais; doenças do sistema circulatório, como varizes; doenças do sistema urinário, como as infeções urinárias ou a incontinência e problemas digestivos, como náuseas e vómitos. Esta terapêutica fornece ainda uma resposta eficaz para a lombalgia, distúrbios do sono, ansiedade e depressão.
Cerca de 400.000 profissionais de saúde em todo o mundo já incluem medicamentos homeopáticos na sua prática clínica, tanto como terapêutica de primeira escolha, em associação com outros medicamentos ou em complemento de outras terapêuticas.
Artigo assinado por Dra. Cristina Casaseca-Aliste Mostaza, Médica de Família e Especialista em Homeopatia