5.5.20

Celebramos, pela 1ª vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Esta terça-feira, dia 5 de maio, celebra-se pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Para celebrar a data, publicamos uma poesia de José Gomes Correia, talvez o maior poeta nascido em Nisa, e uma canção de Adriano Correia de Oliveira, que tão cedo partiu do nosso convívio.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi ratificado em 25 de novembro de 2019, pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), na sequência de uma proposta apresentada por todos os países lusófonos, e apoiada por mais 24 Estados. Há mais de uma década que, a 5 de maio, se celebrava o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial.
É língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.
MEU ALENTEJO... 
Nas horas de febril meditação,
Como eu gosto de ti, meu Alentejo!
O canto da seara é doce harpejo,
Que fala mansamente ao coração...

Ao embeber meus olhos na amplidão,
É grande e majestoso quanto vejo!
Desprezo a mesquinhez do que desejo,
Perante a tua áurea imensidão!

Foi mais pródiga em ti a Natureza,
Fértil rincão da terra portuguesa,
Do que em mim foi a sorte empobrecida...

P´ra mais leve tornar minha amargura
Q´ria que o berço fosse a sepultura,
Quando a morte vier roubar-me a vida!
José Gomes Correia