7.5.20

ALPALHÃO - Comunicado da Junta de Freguesia: "Em política não vale tudo …ou não deveria!

“O Município de Nisa CRIOU UMA SOLUÇÃO DIGNA E PROVISÓRIA ao encerramento da Extensão de Saúde de Alpalhão, que se encontra inativa desde início do ano corrente devido às más condições do edifício da antiga Casa do Povo, decorrente das infiltrações.”. 
Vamos por partes 
Em Janeiro de 2020 e após termos conhecimento do encerramento da Extensão do Centro de Saúde em Alpalhão, encetamos conversações com a Coordenação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), de Nisa. 
Enviámos pedidos de reunião para Direção Administrativa da Unidade de Saúde Local do Norte Alentejo (ULSNA), a dar conta da nossa preocupação, para com o que estava a acontecer na nossa Freguesia e, assim, tentar criar uma solução para que a população da Freguesia de Alpalhão não ficasse sem os serviços de saúde, serviços estes a que todos devemos ter direito. 
Sabendo nós que a Coordenação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), de Nisa, tinha contactado a Câmara para, em conjunto, criarmos uma solução digna para a população… tal revelou-se nulo, pois a referida Coordenação ainda aguarda uma resposta por parte da Câmara Municipal de Nisa. 
 A primeira solução pensada por nós foi, pois, o Centro Cultural Prof. José Maria Moura mas, considerando que o edifício não é propriedade da Freguesia de Alpalhão e sim do Município de Nisa, seria impossível garantir este espaço à população sem a colaboração da Câmara. 
Assim, em reunião com a Coordenação da UCSP de Nisa e Médica de Família, unimos esforços e, para garantir que a população não ficasse sem os serviços de enfermagem, administrativo e médicos, decidimos avançar sozinhos com os parcos recursos de que dispomos. 
Contactada a Direção do Cicloturismo (a sede da associação é património da Freguesia) a fim de se conseguir uma solução temporária para a concretização dos serviços mínimos da Extensão do Centro de Saúde, tal solução não foi viável devido ao facto de a única sala disponível ser pequena para dois serviços (administrativo e enfermagem). 
Freguesia de Alpalhão 
Seguidamente, contactamos a Direção da Sociedade Recreativa Alpalhoense, que prontamente se disponibilizou para ceder os espaços da mesma para a instalação da Extensão do Centro de Saúde. Em conjunto, fomos todos ver o espaço mas, infelizmente, o mesmo também se encontra sem condições adequadas. 
Posto isto, o único espaço que poderíamos disponibilizar seria o piso 1 da Junta de Freguesia sabendo nós, executivo, e Coordenação da UCSP de Nisa que esta não seria a solução ideal, devido às dificuldades de acesso ao 1º piso. 
* Neste sentido, a Coordenação da UCSP de Nisa prontificou-se a colaborar para que ninguém ficasse sem assistência. E, se algum freguês tivesse dificuldades em se deslocar ao 1º piso da Junta de Freguesia para os cuidados de enfermagem, os serviços deslocar-se-iam a casa das pessoas, bem como a Médica de família. 
* Foi igualmente disponibilizada a carrinha da Junta de Freguesia para transportar os utentes que não tivessem meios próprios de deslocação. 
* A solução encontrada foi a possível, devido à impossibilidade de diálogo entre nós, executivo da Junta de Freguesia de Alpalhão e Coordenação da UCSP de Nisa e a Sra. Presidente do Município de Nisa pois, como diz, e bem, não devemos nem podemos privar a população de um direito seu, fundamental, previsto na Constituição da República Portuguesa: o direito à saúde. 
* Finalmente e, sim, passado 4 meses, «a Câmara Municipal criou uma solução digna e provisória». Mas não teria sido melhor que esta solução agora encontrada tivesse sido implementada logo em Janeiro, quando todas as entidades tiveram conhecimento do problema? A Sra. Presidente do Município de Nisa sabe bem das dificuldades do acesso ao 1º piso, no edifício da Junta (propriedade da Câmara) e, apesar das solicitações de melhoramentos, até ao momento nada fez para o alterar. 
Ficamos satisfeitos com a solução encontrada, pois o espaço que conhecemos tão bem, o Centro Cultural José Maria Moura, tem todas as condições de acessibilidade!… Mas não permitiremos que, após 4 longos meses, a Sra. Presidente do Município de Nisa venha com hipocrisia para as redes sociais denegrir o trabalho de quem se esforça todos os dias, para que não falte nada à população e utentes da nossa Freguesia. 
Trata-se de claro aproveitamento político de um problema que já podia estar resolvido há 4 meses e, reitero, do qual o Município de Nisa sempre teve conhecimento. Freguesia de Alpalhão.
Não é esta a política que deveria estar a ser praticada no nosso Concelho, desrespeitando entidades eleitas democraticamente e denegrindo para tentar ganhar votos, deitando abaixo o parente pobre da Democracia que sempre serão as Juntas de Freguesia! 
O Executivo da Junta de Freguesia de Alpalhão