28.5.20

NISA: A inauguração dos CTT - Correios, Telégrafos e Telefones



Em 28 de Maio de 1946 foi inaugurado em Nisa o edifício dos CTT- Correios, Telégrafos e Telefones, após um arrastado processo de "trocas e baldrocas" sobre a localização deste serviço público. O processo não meteu declarações de voto feitas à posteriori - nem isso havia naquele tempo - mas arrastou-se devido à oferta de locais e edifícios como "troca" , facto a que não foram alheias as sempre perniciosas influências políticas locais. 
Certo é que depois foi "arrepiado" caminho para que a construção e obra pública estivesse pronta a ser inaugurada no 20º aniversário do golpe militar do 28 de Maio de 1926. O cartaz da inauguração, onde foi "esquecida" a data, é uma obra de arte da iconografia do Estado Novo, bem ilustrada a cores (o brasão de Nisa em destaque é, ainda hoje, motivo para estudo e especulações), enquanto no verso ou contra-capa, a cinzento, o regime aproveitava para fazer alarde da sua grande arma: a propaganda.
Coisa corriqueira que, hoje, felizmente e aqui pelos nossos sítios não acontece...
* Cartaz/programa da inauguração "religiosamente" guardado por João da Cruz Cabim e nos foi facultado pelo neto João Malpique Rufino, a quem agradecemos.