31.5.20

Deputada de Os Verdes Visitou o Distrito de Portalegre



A deputada do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), Mariana Silva, deslocou-se ontem, Sexta-Feira dia 29 de maio, a Avis, na sequência de um alerta enviado ao Grupo Parlamentar Os Verdes por especialistas e elementos da população sobre o surgimento de manchas de poluição na Albufeira do Maranhão e da proliferação na mesma de infestantes (Azolla).
A delegação do Grupo Parlamentar de Os Verdes que incluiu, para além da deputada Mariana Silva, um conjunto de outros dirigentes nacionais do PEV, com ligação ao distrito de Portalegre, nomeadamente Manuela Cunha, cabeça de lista da CDU ao distrito, nas últimas legislativas, encontrou-se com elementos da população preocupados com estas manifestações de degradação da qualidade das águas da Albufeira do Maranhão e das suas possíveis implicações no uso das mesmas para fins de lazer, desportivos e turísticos.
Relembramos que a albufeira é reputada pela qualidade que apresenta para desportos náuticos, nomeadamente a canoagem, e que são aqui realizados, durante todo o ano, treinos e provas internacionais.
A delegação do Grupo Parlamentar do PEV reuniu ainda com a Câmara Municipal de Avis, representada pelo seu Presidente, e tomou assim conhecimento das iniciativas que a mesma já tinha tomado sobre esta matéria, junto da Associação de Regante responsável pela gestão da Albufeira, da APA e das entidades de Saúde, informando ainda que estão a aguardar os resultados das análises à água e que têm uma reunião com estas entidades, agendada para a próxima quarta-feira.
Os Verdes não têm dúvida que o tapete de infestante (Azolla), que vai crescendo num processo de eutrofização das águas da barragem, tem origem na sobrecarga de agroquímicos oriundos das culturas intensivas de olival, que invadiram as margens do Maranhão e o concelho de Avis, requerem decisões políticas determinadas para serem travadas. Já as manchas de poluição que se têm vindo a repetir nos últimos anos, têm uma origem que urge determinar e parar de vez.
A deputada ecologista, Mariana Silva, questionará o Governo em sede Parlamentar sobre estas questões que urgem ser resolvidas a bem do ambiente e das populações.
O Partido Ecologista “Os Verdes”