3.5.20

Município de Ródão e Freguesias do concelho assinalaram 25 de Abril com hastear da bandeira


O Município de Vila Velha de Ródão assinalou em conjunto com as Juntas de Freguesia do concelho o 46.º aniversário do 25 de Abril com a realização de uma cerimónia de hastear da bandeira em simultâneo, às 9h00, transmitida pelo Facebook. 
A iniciativa pretendeu comemorar de forma simbólica esta importante data, respeitando o dever de recolhimento geral imposto pelo estado de emergência e pela situação de pandemia por Covid-19 e de forma a evitar uma concentração de pessoas que pudesse constituir um risco para a saúde pública
As cerimónias tiveram lugar em cada uma das sedes das Juntas de Freguesia de Fratel, Perais, Sarnadas de Ródão e Vila Velha de Ródão, assim como no edifício dos Paços do Concelho, onde estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão, António Carmona, o presidente da Câmara Municipal, Luís Pereira, e os restantes membros do executivo municipal.
Embora breve, a cerimónia contou com a intervenção do presidente da Assembleia Municipal, que lembrou que hoje há gerações que desconhecem a génese do 25 de Abril e homenageou todos aqueles que contribuíram para conquistar a liberdade que hoje temos como garantida.
“Não podemos deixar cair no esquecimento aquilo que era a vida em Portugal antes do 25 de Abril. Hoje, que vivemos dias completamente diferentes – por isso estamos aqui só nós a comemorar este dia, por respeito àqueles que estão confinados às suas casas –, esta data ganha um simbolismo ainda maior: o da liberdade com responsabilidade. Só assim poderemos cumprir Abril», destacou António Carmona.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão lamentou que este ano, ao contrário do que é tradição no concelho, as cerimónias do 25 de Abril, mas também do 1.º de maio e do 10 de junho, não possam ser organizadas nos moldes habituais pelas Juntas de Freguesia. Luís Pereira garantiu no entanto que a autarquia continuará a apoiar financeiramente os eventos que costuma articular com elas, para que essa verba possa ser canalizada para apoiar as populações face às consequências da epidemia por Covid-19.
Sobre a importância do 25 Abril, Luís Pereira defendeu que “num momento em que muitos começam a questionar o sentido de comemorar esta data, é mais importante do que nunca lembrar que as conquistas da liberdade e da democracia, do Serviço Nacional de Saúde e da educação, que nos colocam hoje ao nível dos países mais desenvolvidos do mundo, só foram possíveis porque naquela madrugada um grupo de capitães corajosos acreditou que era possível instaurar a democracia em Portugal”.
O autarca concluiu deixando uma “palavra de apreço, agradecimento e reconhecimento a todos aqueles que, num período extremamente difícil, estão todos os dias a dar o seu melhor para combater esta pandemia, como é o caso dos profissionais de saúde, das forças de segurança e dos bombeiros, dos que asseguram os serviços essenciais e dos trabalhadores das câmaras municipais”.