A Câmara Municipal de Portalegre desafiou o Politécnico de Portalegre a criar uma formação específica para melhor capacitar os voluntários que integrem o Banco de Voluntariado da Câmara para as intervenções necessárias nas diferentes valências.
Este desafio foi prontamente aceite pelos professores da Escola Superior de Saúde, que estão a desenvolver um manual de procedimentos a ser distribuído pelos voluntários de acordo com os trabalhos que vão desenvolver.
O manual inclui formação básica e transversal em três áreas: cuidados de higiene e conforto, alimentação com ajuda e técnicas de posicionamento na cama e transferências com ajuda. Num quadro mais geral, há ainda a preocupação em transmitir algumas medidas de proteção, como vestir e despir os equipamentos pessoais e de proteção, bem como noções básicas de comunicação e ajudas com os idosos.
Para além do manual, conteúdos em power point e um vídeo demostrativo, ficou ainda designado um grupo de quatro professores da Escola Superior de Enfermagem para dar apoio de retaguarda através de um fórum criado para esclarecimento de dúvidas.
O Município de Portalegre agradece todo o apoio do Politécnico de Portalegre neste projeto, que considera fundamental para acrescentar competência às respostas que estão a ser criadas no âmbito da luta contra a COVID-19. Agradece também a todos quantos já se disponibilizaram para fazer parte deste Banco de Voluntariado, que não seria possível sem a generosidade dos Portalegrenses.
O controlo da transmissão e contágio pelo Coronavírus tem sido uma das grandes preocupações da Câmara Municipal de Portalegre, suportada por inúmeras entidades no concelho. Estamos juntos a privilegiar a prevenção, mas preparando-nos para os cenários decorrentes do aumento do número de infetados no concelho.
A inscrição no Banco de Voluntariado ajuda-nos a reforçar a capacidade de assistência social que terá de ser assegurada imediatamente em caso de necessidade.
Mais do que nunca, precisamos de todos para proteger as nossas comunidades.
Só juntos conseguiremos.
Pela saúde de todos, fique em casa.
Portalegre agradece.