A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão aprovou por unanimidade na reunião ordinária do Executivo Municipal, realizada na sexta-feira, três de abril, isentar do pagamento do abastecimento de água, do saneamento e dos resíduos sólidos, assim como das respetivas taxas, a todos os consumidores particulares. Insere-se também nesta medida o comércio e as empresas cujo valor de consumo mensal seja inferior a 500 euros.
O presidente Luís Pereira, apresentou esta medida tendo por princípio o objetivo de reduzir os custos das famílias e minimizar os eventuais impactos económicos decorrentes da atual pandemia de Covid-19 que os mesmos poderão ter na vida dos munícipes e na economia local, indo desta forma ao encontro dos valores defendidos na política social do atual Executivo.
As isenções agora aprovadas incidirão sobre os consumos efetuados nos meses de março, abril e maio de 2020 e terão em conta, para efeitos de estimativa e acerto em junho, os valores registados pelos consumidores em período homólogo de 2019.
Foi igualmente aprovada a suspensão da atividade do leitor/cobrador do Serviço de Águas, de forma evitar o contacto, precavendo e salvaguardando o contágio, a saúde da população do concelho e do colaborador do município. A normalização deste serviço deverá ocorrer no mês de junho, sendo que até lá não devem os munícipes preocupar-se com o processo de cobrança, ou pagamento do serviço, procurando manter-se nas suas habitações e evitando sair das suas localidades.
Esta decisão da autarquia tem em conta a atual situação de pandemia provocada pelo novo Coronavírus e as medidas decorrentes do estado de emergência, situação que levou também à suspensão das reuniões públicas da Câmara Municipal durante os meses de abril, maio e junho.