23.4.20

NISA: Contos populares e lendas (III)

Os três frades
Era uma vez uma mulher casada, muito vistosa, muito bonita. Todos gostavam dela. E ela dizia para o homem que se via perseguida por três frades. Eles diziam que queriam ir comer uma ceia com ela, ceia que eles pagariam e ela faria. O marido, ao saber disto, respondeu-lhe:
- Diz-lhes que venham, que eu fico escondido, fingindo que não estou cá.
Eles foram e estavam para cear todos contentes. E, quando foi o princípio de começarem a por a mesa, veio de lá o marido:
- Psiu! Porem aí todo o dinheiro que trazem!
E ameaçou-os com um pau. Dois deles pagaram e foram-se embora, e ao terceiro, que não tinha dinheiro, meteu-lhe o homem uma vela no rabo, para os alumiar, a ele e à mulher, enquanto comiam. A cera da vela pingava e queimava-o. Quando lhe pareceu, o dono da casa mandou-o embora.
Daí a uns dias foi a mulher à missa toda preparada. Os três frades lá estavam no coro, e disseram então a cantar:
- Aí vem a D. Maria... toda composta...
- À minha custa... nanja à vossa...
- E eu por não ter dinheiro...
- Fizeram - (de mim) me do cu candeeiro...
Conto recolhido em Nisa, em 1933 - in "Contos populares e lendas" - coligidos por J. Leite de Vasconcelos.