6.4.20

NISA: Memórias Municipais - 1940 (I)

O ano de 1940 foi de afirmação da ideologia do Estado Novo e de esforço por "associar os traços mais marcantes do seu nacionalismo – autoritarismo, elitismo, paternalismo, conservadorismo" (1) patentes nas grandes realizações desse ano como a celebração do duplo Centenário da Fundação e Restauração da Nacionalidade, a Exposição do Mundo Português, a assinatura da Concordata com a Santa Sé e a implementação do Plano dos Centenários, um projecto de construção de escolas em larga escala. Desse tempo ficaram também a colocação de muitos cruzeiros em granito ou em mármore que ornamentam muitos dos largos e praças de todo o país, de que são exemplo, os existentes em Tolosa (Rua da Igreja), Alpalhão (Devesa) e Montalvão (no adro da Igreja Matriz).
É nesse contexto de exaltação do nacionalismo que devem ser justificadas as deliberações da Câmara em Abril de 1940 que abaixo reproduzimos. 
(1) in www.wikipédia
* Sessão da Câmara Municipal de 11 de Abril 1940
"Solicitar a criação de um posto escolar no lugar do Monte do Pardo, freguesia de S. Simão e responsabilizar-se nos termos do parágrafo 1º do artº 5º do Dec.-Lei nº 20604 pelos encargos de que trata o nº 1 do mesmo artigo e Decreto referente a tal posto escolar, ficando assim atendida a representação que a esta Câmara Municipal foi feita por um grupo de moradores daquele Monte em 7 de Março último e em vista da informação do respectivo Delegado Escolar".
* Sessão da Câmara Municipal de 18 de Abril 1940
1 - "A Câmara decidiu contribuir com 100 escudos para o levantamento de um monumento a António Sardinha, em Monforte.
2 -A Câmara decidiu contribuir com 100 escudos para o levantamento de um monumento a D. Nuno Álvares Pereira, Santo Condestável, em Abrantes.
3 - A Câmara decidiu adquirir um milhar de pequenas bandeiras de papel da Fundação do Império pelo preço de 100 escudos". 
 Foto: Cruzeiro dos Centenários - Montalvão

Nenhum comentário: