Espanha disponibiliza máscaras cirúrgicas à população
A partir de sexta-feira, todas as farmácias têm a obrigação de distribuir máscaras cirúrgicas com no máximo 96 centavos. O Diário Oficial do Estado (BOE) publicou ontem a resolução com o acordo alcançado na terça-feira pela comissão interministerial de preços de medicamentos que ajustou a quantidade máxima de venda de máscaras cirúrgicas. A medida tenta evitar uma escalada de preços e garantir o acesso de toda a população aos produtos cujo uso "é recomendado dentro das medidas higiénicas para a prevenção de infecções pela covid-19", recolhe.
“Agimos muito rapidamente, sem avaliar um período de transição de preços e com pouco diálogo com o setor. Mas também é verdade que nossa distribuição fez um grande esforço para adaptar os preços a essa situação ", reconhece Cecilio Venegas, presidente do Colégio de Farmacêuticos de Badajoz. Ainda assim, muitos farmacêuticos que buscavam estocagem em diferentes empresas com preços mais altos Para fornecer o serviço, eles devem vender por enquanto abaixo do preço que compraram. "E não haverá compensação de nenhum tipo", afirmou ontem o presidente dos farmacêuticos de Cáceres, Pedro Antonio Claros.
Atualmente, o regulamento afeta apenas máscaras cirúrgicas (vendidas apenas em farmácias) e também géis e soluções hidroalcoólicas atualmente autorizadas pela Agência Estadual de Medicamentos (AEMPS). Não afeta todas as soluções desse tipo que estão no mercado, apenas as marcas que foram endossadas pela AEMPS e que são uma dúzia, de acordo com a Venegas. Nesses casos, o preço máximo estará entre 0,021 euros por mililitro e 0,015, dependendo do tamanho do contêiner. Por exemplo, um de 100 ml custará 2,1 euros a partir desta sexta-feira. Mas com base nisso, você pode encontrar outros produtos com a mesma finalidade a um preço superior ao definido pela Health.
O BOE também esclarece que, no futuro, o preço de outros produtos, como soluções assépticas para a pele ou máscaras higiénicas (tecidos, por exemplo) será intervido, assim que os custos de fabricação estiverem disponíveis.
Rocio Cantero - El Periódico Extremadura - 24/4/2020