4.5.20

Município de Ródão oferece aos alunos guia para melhorar os resultados escolares

De forma a promover o sucesso educativo das crianças, o Município de Vila Velha de Ródão ofereceu esta semana aos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão o livro “Este ano vais ser melhor aluno! Bora lá?”, da autoria de Jorge Rio Cardoso.
A iniciativa resulta da colaboração do Município com o Agrupamento de Escolas, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) de Vila Velha de Ródão, e pretende fornecer aos alunos um guia onde encontram um conjunto de técnicas e métodos para melhorar os resultados escolares.
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro, Jorge Rio Cardoso é professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e técnico superior do Banco de Portugal. Desde 2008, tem realizado centenas de ações junto de alunos, combatendo o insucesso escolar. O seu inovador método de estudo «Ser Bom Aluno – ‘Bora lá?» tem tido um êxito assinalável, com melhorias de resultados na ordem dos 30 %.
Defensor de uma educação para a cidadania, é conselheiro de inúmeras escolas do país, onde se inclui o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão. No âmbito desta colaboração, durante este período letivo, o autor irá realizar sessões de videoconferência com os alunos em fim de ciclo (4.º e 9.º ano de escolaridade), encontrando-se igualmente a apoiar a equipa do PIICIE no desenvolvimento de um blogue com recursos educativos para os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, que complementam os conteúdos lecionados pelo professor de cada ano de escolaridade e nas Atividades Extracurriculares.