17.3.24

OPINIÃO: Dinheiro não lhe falta…

Nos tempos que correm, temos pessoas que defendem o fim do dia de reflexão na véspera do ato eleitoral. No meu caso e porque, muitas pessoas não respeitam essa reflexão, nem o obrigatório recato à boca das urnas, eu pratico o dia de reflexão após eleições.
É importante pensar no que fazemos, nos seus resultados e principalmente nos princípios que defendemos. A vida nos dias de hoje já é uma roleta que não é só russa, os perigos espreitam de muitos lados. É comum os revoltados, darem tiros nos pés e a questão que se coloca, é se aprendem. Aprender a saber onde está o norte através da estrela polar, ou pelo musgo numa árvore, fazem parte do saber popular da natureza.
Do saber político, sabemos que se não escolhemos, os outros escolhem por nós e que, com ferros espeta, com ferros morre; normalmente é o que acontece aos revoltados. A revolta extremada é como o ódio e o ciúme, acaba por matar-nos. A mente associada à ilusão, prega-nos partidas e a falta de conhecimento apresenta-nos de bandeja, um precipício.
Por isso parece muito estranho que quem perdeu todos os debates, ganhe nas urnas e quem não apresentou soluções credíveis para o país, conseguiu convencer muitos eleitores. Muitos candidatos do Chega são ilustres desconhecidos, assim como as suas propostas. Quem são essas pessoas que votam assim? Quem são essas mulheres que votam em quem ataca os direitos das mulheres e as querem fazer recuar ao século passado? Eu acredito que são os apolíticos que até não votavam e essencialmente revoltados com os partidos do sistema, sendo que o Chega quer coligar com o PSD do sistema; enfim, contradições.
Mas como é que pessoas que tinham tudo para votar à esquerda, são impelidas a votar na extrema-direita? A resposta está no voto de protesto de pessoas que foram convencidas de que os políticos são todos iguais, que são todos corruptos menos o angélico Ventura, enviado por Deus para salvar a pátria e espalha gritos bacocos por um novo reino com toda a força, escondendo o lamaçal em que se chafurda.
As redes sociais, recheadas de informação falsa são um grande trunfo para partidos sensacionalistas sem pejo de usarem a mentira como uma arma. Já as televisões, o destaque dado a Ventura, tira qualquer pessoa sensata do sério. Também não é novidade que a panóplia de comentadores políticos, são na maioria, alinhados à direita e falam de socialismo e comunismo sem perceberem o que é isso, ou se percebem, enganam as pessoas a afirmarem que o PS governou à esquerda, com a ideologia socialista. Querem ignorar ainda que Ventura, Pedro Pinto entre outros dirigentes, eram do PSD e do CDS.
Mas quando um partido como o Chega, faz um sucesso estrondoso, quando tem candidatos com um historial pouco abonatório pergunta-se, afinal o povo o que é que quer?  Quando o próprio líder trabalhou para uma empresa que ajudava empresas a fugir ao fisco, está tudo dito. Afinal muitas pessoas que criticaram os casos e casinhos de um período desastroso de dois anos do PS entre 2019 e 2024, gostam mesmo de corruptos e corruptores. Todo este mediatismo, também resulta de uma máquina poderosa financiada por grandes fortunas que apostam no Chega, para enganar os mais distraídos.
Todos fazemos escolhas e o sistema financeiro, também fez e sem votar ganhou as eleições. Os cinco maiores bancos privados, tiveram em 2023, lucros de cinco mil milhões de euros. Isto foi possível com o apoio do PS, PSD, IL e Chega. Enquanto os acionistas encheram os bolsos, muitas famílias tiveram de tomar opções muito difíceis e dramáticas nas suas vidas. Com os resultados destas eleições, continua garantido o assalto às pessoas que lutam por ter uma vida digna. Ventura, tem agora mais força para apoiar no Parlamento, um dos seus financiadores, os CTT, entre outros poderosos.
O parlamento tem menos jovens e menos mulheres, é o resultado de uma viragem à direita. Já se apontam mísseis ao próximo orçamento e pela primeira vez, a esquerda une-se para uma oposição concertada.
Marcelo Rebelo de Sousa, tem agora um osso duro de roer e vai ter dificuldade de sair limpo deste buraco que ajudou a criar que resultou neste cenário de incerteza política e governativa que só pode trazer instabilidade. Montenegro sabe que se der o braço a Ventura, será comido. Se Ventura perceber que ainda pode crescer mais e antes que se descubra a fraude que é, vai fazer cair este governo e provocar novas eleições, dinheiro não lhe falta…
* Paulo Cardoso - 15.03.2024 - Programa Desabafos - Rádio Portalegre