3.3.24

CAMPO MAIOR: Detida por ameaças agravadas a profissionais de saúde

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, no dia 29 de fevereiro, deteve uma mulher de 47 anos, por ameaças agravadas a profissionais de saúde, no concelho de Campo Maior.
Na sequência de uma denúncia por ameaças a duas assistentes operacionais, no Centro de Saúde do SNS de Campo Maior, os militares deslocaram-se rapidamente para o local, onde presenciaram a suspeita a proferir ameaças às vítima, tendo sido de imediato detida.  
A suspeita foi detida e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.
A Guarda tem a decorrer o Programa “Profissionais de Saúde em Segurança”, o qual é direcionado a profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes técnicos, assistentes operacionais, entre outros), pretendendo ser uma plataforma de articulação e de entendimento com os restantes atores com responsabilidades, ligados à área saúde, na promoção da segurança nas Unidades de Saúde.
Este Programa tem um cariz marcadamente preventivo de situações de violência, injúrias e discriminação, tentando reduzir ou minimizar os fatores de risco e aumentar ou potenciar os fatores de proteção deste grupo alvo.