24.3.24

ELVAS: Recuperação de um canídeo proveniente de Espanha

O Comando Territorial de Portalegre, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do Destacamento Territorial de Elvas, no dia 21 de março, recuperou um canídeo, no concelho de Elvas.
No âmbito de uma operação de fiscalização, os militares da Guarda abordaram uma viatura, tendo detetado no seu interior um canídeo. Confrontado pelos militares da Guarda, o proprietário da viatura alegou que o canídeo se encontrava perdido em Espanha, pelo que o havia trazido consigo para Portugal. No âmbito das diligências policiais foi efetuada a leitura do chip do animal, tendo sido possível detetar que o canídeo não pertencia ao proprietário da viatura.
Na sequência da ação, em cooperação com as autoridades espanholas foi possível entregar o animal ao seu legítimo proprietário, um cidadão de nacionalidade espanhola.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.