6.3.24

ÁGUAS DE PEDRA: aproveitamento em tempos de escassez

 
1ª Sessão do ciclo de conferências: programa
A 1ª sessão do ciclo de conferências, vai contar com a presença da Vice-Presidente da CCDRA, Doutora Carmen Carvalheira e do Diretor Regional da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, Doutor André Matoso, entre um conjunto de outros conferencistas. (anexo programa geral).
A sessão decorrerá no auditório do Centro de Estudos CECHAP.
Vila Viçosa - 6 de março/24 com início às 15 horas
 Este ciclo de conferências tem como objetivo debater soluções inovadoras para o aproveitamento das águas das pedreiras, sensibilizando os atores chave da “sub-região dos mármores” para este tema. Dividido por quatro sessões temáticas, ao longo do ano de 2024, contará com o contributo de especialistas, decisores políticos, empresários, técnicos e o público em geral para debater em torno do recurso Água.
O tema é particularmente importante nesta região pela escassez de recursos hídricos, sendo os principais fatores de desequilíbrio o uso do território e as alterações climáticas, o que justifica a crescente preocupação com o abastecimento público.
No quadro dos objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030, garantir a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável para todos (ODS 6), torna-se necessário repensar o planeamento territorial e gestão integrada do recurso Água tendo em vista o impacto positivo no abastecimento às populações e nas atividades económicas da região dominadas pela indústria extrativa.
A inscrição na sessão é gratuita, mas obrigatória através do formulário em  https://forms.gle/6RNmqH7YitHAokhFA . A iniciativa tem como destinatários técnicos na área do ambiente, ordenamento do território e da paisagem, estudantes e formandos, empresários do setor dos mármores, bem como, todos os interessados na temática em análise.
Organização: CECHAP / UAb / CEG
Formato de participação: híbrido  
Link: https://meet.google.com/hwx-khqs-sza