8.3.24

ÉVORA: Museu Nacional presta homenagem a Maria Alice Beaumont

 
No próximo SÁBADO, dia 9 de Março, a partir das 15h30, o Museu irá prestar homenagem a Maria Alice Beaumont (1929-2004) através de três mesas-redondas e nove testemunhos no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher. Insigne Museóloga foi Conservadora e Directora do Museu Nacional de Arte Antiga e de outras instituições, como do então Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais, procurando sempre a melhoria da qualificação e valorização dos profissionais dos Museus, assunto que não poderia ser mais atual.
A primeira mesa-redonda, às 15h30, reunirá Sandra Leandro, Directora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, José-Luís Porfírio, Crítico de Arte, amigo, colega e Director do Museu Nacional de Arte Antiga entre 1996-2004, Maria de Jesus Monge, Vogal do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.. Às 17h15 na segunda mesa estarão presentes três amigas e/ou colegas da homenageada: Natália Correia Guedes, distinta Museóloga que esteve à frente dos destinos da antiga Direção Geral do Património Cultural e de diversas instituições museológicas; Manuela Mota, Conservadora-geral da secção de Arte Oriental do Museu Calouste Gulbenkian (1960 – 1995) e fundadora da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) da qual foi também Presidente; e Nazaré Escobar, Bibliotecária do Instituto (agora Laboratório) José de Figueiredo. A terceira mesa-redonda que iniciará às 18h15 será composta por Alexandra Markl, Historiadora de Arte, Responsável pelas coleções de Desenho e Gravura do Museu Nacional de Arte Antiga, por Ana Isabel Brás, Chefe da Unidade de Gestão Bairro dos Museus, em Cascais, e por Teresa Pacheco Pereira, grande amiga da homenageada que foi conservadora do Museu Nacional de Arte Antiga. 
Vale a pena recordar, no dizer de José Alberto Seabra Carvalho, a sua forma de aproximação às obras, o seu estilo sereno da escrita, a sua poética própria. «Museu-Mulher: um tributo a Maria Alice Beaumont (1929-2004)» procurará celebrar o seu desenho de vida. Venha festejá-lo. Não perca!