14.6.18

Marchas populares: Nova vida para os trajes de Nisa




São lindos, coloridos, vistosos, bordados por mãos de artista e de fina sensibilidade, os trajes de Nisa. Estavam a entrar em desuso, a passarem quase despercebidos nas manifestações colectivas mais importantes do burgo, entre estas o Carnaval onde, nos anos 60 eram as peças de vestuário mais utilizadas, vestidas e mostradas com verdadeiro prazer e orgulho. Depois, quase desapareceram.
Parecem ressurgir, agora, em força, os trajes de Nisa, “bandeiras”, tal como a olaria e os bordados - onde foi buscar muita da sua inspiração – desta terra de encantos.
Não admirou, por isso, que as marchas de Santo António tenham despertado tanto entusiasmo e curiosidade. Foi pena que o trajecto do desfile, entre o Pavilhão Desportivo e o recinto de festas fosse tão curto e não desse para mostrar a toda a vila, a beleza de conjunto destes trajes que são o orgulho da nossa terra.
O mais importante foi conseguido: que dos baús e arcas fossem retiradas as peças -  saias, blusas, xailes – e que estas, vestidas por crianças, jovens e adultos, voltassem à transmitir às pessoas e aos lugares, um pouco do fulgor por que esta Nisa de “tanta gentinha vivendo nela”, passou.
Mário Mendes in “Jornal de Nisa” – Junho 2008