Festival Internacional de Jazz de Portalegre
Na sua 21º edição, o Portalegre JazzFest, festival
consagrado a nível nacional, apresenta um programa muito diversificado, a
começar com o ciclo de guitarra americana, no Jardim do Museu das Tapeçaria de
Portalegre - Guy Fino, nos três dias do evento.
Apesar do jazz ser historicamente pouco permeável à guitarra
americana tradicional, ou primitiva, conforme lhe chamou o grande John Fahey,
tudo mudou com dois guitarristas americanos há cerca de três décadas, Bill
Frisell e Marc Ribot (que já marcaram presença no JazzFest, Frisell em duo com
o contrabaixista Thomas Morgan e Ribot a solo), vieram alterar por completo a
perceção de que as três músicas americanas tradicionais, o folk, os blues e o
jazz, não poderiam estar presentes simultaneamente.
Dos EUA visitam-nos Kelby Clark e Emily Robb e o norueguês
Hein Westgaard, com três instrumentos e três abordagens diferentes da mesma
música. Nos opostos, temos Hein Westgaard, residente em Copenhaga e um programa
solo em fingerpicking, a explorar as raízes sonoras do folk ou primitivismo
americano, um músico bicéfalo que divide a sua atividade musical ao lado de
improvisadores, como Mat Maneri e Raymond Strid,; a guitarrista Emily Robb,
apresenta-se em guitarra, elétrica e suja pelo rock. Já o virtuoso e experimental
banjista Kelby Clark picoteia o seu instrumento de 5 cordas, navegando entre a
tradição e o apelo doom que tanto o seduz, e a nós também.
Para os concertos after-hours convidàmos gente ilustre, de
uma das cidades mais ativas do jazz no rico panorama norueguês, Bergen. A bela
cidade de Bergen, situada na parte ocidental da Noruega (a cerca de 7 horas de
Oslo) é, desde há cerca de uma década, um polo central para a cena criativa do
jazz neste país escandinavo. Duas entidades têm sido responsáveis por esta
crescente importância, o festival NattJazz, e a organização Vestnorsk
Jazzsenter.
Mais do que merecidamente, o JazzFest atribui o seu foco
nesta edição aos bons ventos que de lá sopram e que, ao contrário da
meteorologia do país, são bem quentes. A comandar as tropas estará naturalmente
em destaque o colossal saxofonista Aksel Røed que participa nos três concertos.
Aksel Røed é considerado um dos jovens músicos mais
entusiasmantes da Noruega da atualidade, conhecido pelo seu trabalho com bandas
como General Post Office, Other Aspects e o Knut Kristiansen Quartet. É também
reconhecido como uma força motriz por trás do Bergen Improklubb e do Tedans, na
mesma cidade.
Para os concertos do “meio”, os mais concorridos e em
horário nobre, no Grande Auditório do CAE Portalegre, selecionámos três
projetos nacionais: o Sexteto de Jazz, que regressou ao ativo e em boa hora; o
duo da muito original Sara Serpa, residente em Nova Iorque, com o superlativo
pianista Matt Mitchell; e o novel projeto de um dos mais excitantes músicos do
novo jazz nacional, o guitarrista Mané Fernandes. Este conceito muito pessoal e
decerto inclassificável (outra coisa de que gostamos), apresenta 3 cantoras,
guitarra e piano e é simplesmente notável o trabalho de conceção composicional
de Fernandes.
Bem-vindos ao 21º Portalegre JazzFest!
