22.6.26

SAÚDE: Mulheres dão exemplo na colheita de sangue em Nisa



Após as festividades do início do ano estivemos lá. E neste 2026 voltámos a marcar presença em Nisa, em plena altura de arraiais populares.

No centro de saúde local reuniram-se as equipas da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE. Em termos de voluntários, inscreveram-se 28, sendo uma vintena do sexo feminino (71,4%). Desta feita as mulheres de Nisa estiveram em franca maioria.

Todos os dadores puderam concretizar a doação, pelo que foram 28 as unidades de sangue, em boa hora, obtidas em Nisa.

Três dos presentes doaram sangue pela primeira vez na vida, o que é sempre merecedor de aplausos.

O almoço convívio, servido no final, contou com o apoio da Câmara Municipal de Nisa.

Monforte 27 de junho

Sábados de manhã são quando se realizam as brigadas da ADBSP. Vamos estar no quartel dos bombeiros de Monforte a 27 de junho, numa parceria com o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte. Segue-se Avis a 04 de julho, nas instalações do centro de saúde. E por iniciativa de um grupo de jovens, vamos até ao Gavião a 11 de julho. Estaremos nas instalações da Casa do Povo (cedidas pela Câmara Municipal do Gavião).

Mais informações em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR