Os primeiros anos pós 25 de Abril foram prodigiosos no que
respeita a elaboração de textos escritos, em forma de prosa ou de poesia, de
forte pendor ideológico, satíricos uns, provocatórios e ofensivos, outros.
Aproveitavam-se os ventos da Liberdade, mas o pensamento censório e
auto-censório continuava, em muitos casos, a imperar. Não admira, pois, que a
grande maioria desses escritos, duplicados a stencil e reproduzidos por meios
quase arcaicos, fossem anónimos. Como este,
humorístico, que reproduzimos
