29.10.23

SINDICAL: Adesão à greve de 27 de Outubro confirma forte resposta de luta dos trabalhadoresRES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO DISTRITO DE PORTALEGRE

 
A União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA/CGTP-in) saúda e releva a adesão dos trabalhadores da Administração Pública à Greve Nacional deste dia 27 de Outubro que assim, deram uma forte resposta de luta à política de empobrecimento do governo PS, contra o brutal aumento do custo de vida, pelo reforço dos direitos, por melhores condições de vida e laborais na Administração Pública e pelo reforço das Funções Sociais do Estado.
Na Administração Local, registaram-se níveis de adesão diversos, destacando-se os Municípios de Avis, Gavião, Monforte e Nisa onde a adesão foi superior a 80%, não tendo havido recolha de lixo em Avis e Monforte, mas também nos Municípios de Ponte de Sôr e Portalegre onde a adesão se situou nos 70%.
No sector da educação, a greve de hoje levou ao encerramento ou suspensão das actividades letivas em 26 escolas de 13 concelhos, destacando-se o fecho das 7 escolas da cidade de Portalegre, de 3 escolas no concelho de Avis e 3 no concelho de Elvas, dos Agrupamentos de Arronches, Crato, Gavião e Fronteira.
No sector da saúde, verificou-se, durante os turnos da noite, o cumprimento dos serviços minímos e durante o dia, níveis de adesão diferentes mas que levaram ao encerramento dos Centros de Saúde de Monforte, Alter do Chão, Elvas (USF das Amoreiras), Campo Maior e Castelo de Vide.
No Hospital de Elvas, no turno da noite, a adesão dos enfermeiros foi de 100% nos serviços de ortopedia e urgencias/SO. No Hospital de Portalegre, a adesão dos enfermeiros foi de 100% nos turnos da noite dos serviços de cuidados paliativos e de psiquiatria e igualmente de 100% nos turnos diurnos dos serviços de oncologia, obstetricia e paliativos.
Ainda no Hospital de Portalegre, globalmente e em média, a adesão dos trabalhadores assistentes operacionais foi de 50% e de mais de 50% no caso dos trabalhadores administrativos. De notar que houve serviços que registaram uma adesão a 100% dos trabalhadores administrativos, como foi o caso das Consultas Externas.
Neste contexto de forte mobilização, a USNA/CGTP-IN continuará a lutar pela urgente valorização do trabalho e dos trabalhadores e pelo reforço das funções sociais do Estado.
O Deptº de Informação da USNA|CGTP-IN
DINFUSNA, 27-10-2023