14.10.23

“SAAL Neon 2023” de Ângela Ferreira em exposição na Escola das Artes

Recordar os registos temporais a Revolução dos Cravos em Portugal
Uma constelação de obras sobre o SAAL, programa estatal de construção habitacional criado após o 25 de Abril em Portugal, e uma escultura lumnica na fachada do Edifício das Artes. “SAAL Neon 2023”, da artista plástica portuguesa Ângela Ferreira, é o título da próxima exposição que vai estar patente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. A inauguração está agendada para o dia 19 de outubro, às 19h, e a entrada é livre.
“A temática do SAAL aqui escolhida como mote de trabalho foca-se no lado participativo dos habitantes que colaboraram na construção das suas casas,” esclarece a artista plástica Ângela Ferreira. SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) é o nome de um programa estatal de construção habitacional que emerge após a Revolução dos Cravos em Portugal e que tentou suprir as necessidades habitacionais de populações desfavorecidas. “A escultura anima uma imagem remanescente de um filme, que mostra o transporte de um balde de cimento entre personagens. O aspeto humano e colaborativo da construção de uma nova sociedade é aqui celebrado”, desvenda a artista plástica sobre a escultura lumnica que será instalada na fachada do Edifício das Artes.
Nuno Crespo, curador da exposição e diretor da Escola das Artes, salienta “a exposição de Ângela Ferreira a dois atos – na sala de exposições e na fachada do edifício – é uma enorme honra e demonstra o trabalho que temos feito para que a Escola das Artes seja para os artistas, mas também para os docentes e alunos, um espaço de cocriação.”
A exposição “SAAL Neon 2023” é inaugurada dia 19 de outubro, às 19 horas, na Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica, e estará patente até 5 de fevereiro de 2024. A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.