14.12.20

HOMENAGEM A UM GRANDE AMIGO DE ALPALHÃO: ARQUIMINO ROSA

Soube, à momentos, da morte do professor Arquimino Rosa, um amigo que conheci por ocasião do Carnaval Alpalhoeiro, interessado, tal como eu, no registo fotográfico e divulgação das festas e tradições alpalhoenses. A fotografia, ou melhor, a "conversa sobre as máquinas", puseram-me em contacto com um amante das tradições locais, da história, do património, do mundo rural. Arquimino Rosa tinha uma "queda" especial para a fotografia. Captava o instante ou o pormenor de ângulos imprevistos e o resultado era, invariavelmente, um rosto, um gesto, um requinte etnográfico que escaparia a qualquer olhar. Menos ao dele. Nesta página e noutras sobre o concelho de Nisa, tenho mostrado "As Fotos do Arquimino", ainda há poucos dias tinha aqui publicado uma. Não o sabia doente e a sua morte - cuja notícia partilhei da net - apanhou-me de surpresa, sabendo-o um pouco mais novo do que eu. Não conhecia muito bem o Arquimino, mas o suficiente para saber que era um Grande Amigo de Alpalhão, terra onde o encontrava na prática e no prazer da arte que o fascinava: a fotografia. E um grande legado, nesse aspecto, nos deixou. Fotos que continuarei a colocar aqui, a divulgar, agora, infelizmente, acompanhadas da lembrança dolorosa da sua morte. 
O Arquimino Rosa deixou-nos e Alpalhão perdeu um grande amigo. A todos os seus familiares e amigos expresso as minhas sentidas condolências. 
A NOTÍCIA
Arquimino Rosa, antigo professor em Tomar, morreu neste domingo, dia 13, no hospital da cidade, vítima de cancro, doença que o atormentava há cerca de cinco anos.
A informação foi avançada pelo seu irmão, Ludovico Rosa, também ex-professor.
Arquimino tinha 64 anos, era casado com Maria João Rosa e deixa dois filhos.
Foi professor na escola básica Infante D. Henrique e na escola de Valdonas.
As cerimónias fúnebres realizam-se nesta segunda feira, dia 14, a partir das 14h30, no crematório do Entroncamento.
À família apresentamos sentidas condolências.
in www.tomarnarede.pt