17.12.20

VILA VELHA DE RÓDÃO: Exposição assinala o Dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres

 


Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o CLDS 4G de Vila Velha de Ródão, um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, em parceria com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, levou até à Biblioteca do Agrupamento de Escolas a exposição “Aqui morreu uma mulher”, baseada no trabalho dos jornalistas Teresa Campos e José Carlos Carvalho da revista Visão.
Divulgada pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, esta exposição é disponibilizada no âmbito do projeto #Parar, Pensar, Agir pela Igualdade# e revela-se uma importante ferramenta de sensibilização para o fenómeno da Violência Doméstica no nosso país.
De forma a alertar e consciencializar os jovens para o facto de a violência doméstica continuar a ser um grave problema da nossa sociedade, a exposição é composta por painéis em tela que reproduzem a reportagem publicada na revista Visão, da autoria de Teresa Campos e José Carlos Carvalho. Este trabalho jornalístico revisita os lugares onde aconteceram femicídios (assassinato de mulheres, por serem mulheres, no contexto de relacionamentos de intimidade), reportagem que foi publicada pela revista, por ocasião dos 15 anos passados desde que a Violência Doméstica se tornou crime público na lei portuguesa. 
As visitas dos alunos à exposição serão acompanhadas pelos professores titulares de cada turma para que seja explicado o contexto da mesma.