9.12.20

A morte de Serra Bugalho: Uma vida dedicada ao Voluntariado e aos Bombeiros

Faleceu no passado domingo, dia 6 de Dezembro,  José Manuel Serra Bugalho, homem ligado à causa pública e que tal como no distrito, deixou marcas positivas no concelho de Nisa, quer como funcionário da Câmara Municipal, quer como dinamizador do processo de passagem da corporação dos Bombeiros Municipais a Voluntários. Nesta hora de luto e dor, transmito a toda a famílias sentidas condolências e transcrevo, como preito de homenagem, o Voto de Pesar que lhe foi tributado pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, a exemplo, aliás, das manifestações de pesar da Câmara e Assembleia Municipal de Marvão.
"Foi com grande consternação e pesar que a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre recebeu a notícia do falecimento de José Manuel Serra Bugalho a 6 de dezembro de 2020.
Homem ligado à causa pública, sobretudo através de voluntariado, deixou marca no nosso concelho e no nosso distrito. Tendo sido Chefe dos Escuteiros, seguiu durante a sua vida aquela que é a 1ª máxima transmitida aos que se iniciam prática escutista, nomeadamente pensar primeiro no seu semelhante.
José Manuel Serra Bugalho foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (1989/92) mas foi sobretudo a sua ligação aos Bombeiros  que o destacaram no nosso território.
Atualmente era presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros de Castelo de Vide, mas já tinha sido presidente da Direcção dos Bombeiros de Portalegre, foi parte integrante da fundação da Associação dos Bombeiros de Nisa, colaborou na fundação da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches e do seu Corpo de Bombeiros, foi o máximo responsável pela refundação dos Bombeiros de Marvão, tendo também sido presidente da Direcção desta benemérita Associação.
Para além deste já impressionante percurso, foi fundador e primeiro presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Portalegre, Conselheiro Nacional do Serviço Nacional de Bombeiros, membro e posteriormente presidente da Comissão de Gestão do Fundo de Protecção Social dos Bombeiros. Foi galardoado com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros de Portugal, que tem por finalidade galardoar a prática de actos e/ou serviços relevantes de inquestionável contributo para a dignificação da Causa dos Bombeiros.
Importa salientar que também estava atualmente ligado ao Núcleo da Cruz Vermelha de Ponte de Sor.
O Alto Alentejo fica mais pobre com a partida de um homem cujo carácter humanitário deixou marcas no nosso território.
Em nome da Câmara Municipal de Portalegre, a Presidente apresenta as mais sinceras condolências à família, estendendo estes votos de pesar a todos os seus amigos e entidades com que José Manuel Serra Bugalho colaborou."