25.12.20

COISAS DA CORTE DAS AREIAS (15): A Última Arruada

 

João Diogo Figueiredo, o “Ti João Diogo”, do Contrabaixo na “Música” de Nisa, viu chegada a sua hora e partiu para o outro lado da vida. Foi a 18 de Março último, dia da Procissão do Senhor dos Passos.
Tivesse o senhor João Diogo chegado à Igreja da Misericórdia um pouquinho mais cedo e teria “pressentido e ouvido” pela última vez, a “sua” Banda passar tão perto de si, interpretando fúnebres acordes.
Tinha 97 anos, o senhor João Diogo, feitos no dia 31 de Outubro e porque era um homem respeitável, sempre na “Música de Nisa” o tiveram em grande consideração e estima.
Apraz-nos recordar, aqui e agora, o teor de uma proposta apresentada em reunião de direcção da Sociedade Musical Nisense, de 6 de Janeiro de 2000, que viria a ser aprovada por unanimidade.
Homenagem – Ti João Diogo
Sobre ele, no nº 3 do “Notas e Notícias” de Março de 1997, alguém escreveu:
“Terá chegado a altura de também ele “dizer adeus” àquela Dama que amou e serviu com a dedicação de uma vida inteira, com a ternura e o carinho de quem vive um sonho lindo, com o entusiasmo de quem mantém aceso o fogo de uma paixão ardente.
(...) E, durante setenta e cinco anos, o tio Diogo serviu a Música. É bonito.
(...) O ti Diogo não voltará a envergar aquela farda que, tantas vezes vestiu, com o entusiasmo garboso de um jovem. 
(...) Terá chegado a ocasião de todas as referias gerações testemunharem, publicamente, o reconhecimento de que ele é merecedor.”

A proposta de homenagem, citada, aparece na sequência de uma crónica inserida no órgão informativo da Sociedade Musical Nisense, já referido em cima e que é da autoria do nosso conterrâneo e amigo, Carlos Tomás Cebola, sócio nº 413, a quem a “Música de Nisa”muito deve.
A homenagem proposta foi prestada no dia 28 de Outubro de 2000 e teve lugar no Cine Teatro de Nisa.
A “última arruada” fê-la o senhor João Diogo percorrendo ruas por demais suas conhecidas, só que, desta vez, infelizmente, sem a companhia do seu adorado instrumento musical, mas ainda assim e como derradeira homenagem, envolvido pela bandeira da Sociedade Musical Nisense e acompanhado pelo presidente e o maestro da associação, respectivamente, João Maia e António Charrinho, bem como por alguns músicos e alguns dirigentes do passado.
Descanse em paz, senhor João Diogo.
* João Francisco Lopes in "Jornal de Nisa" nº 228 - 28/3/2007