21.12.20

Apresentado estudo sobre o valor económico e social do património cultural classificado.

2020 culmina com um importante passo para o conhecimento e para o crescimento da valorização do património cultural português 
No passado dia 9 de Dezembro, foram apresentados na PATRIMONIO.PT os resultados do primeiro grande estudo realizado em Portugal sobre o valor económico e social do património cultural classificado.
O estudo Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social, promovido pela Spira - revitalização patrimonial, a Nova SBE e o Observatório do Património, com o mecenato exclusivo da Fundação Millennium BCP. 
Segundo o estudo, que pode ser consultado na sua versão integral ou sintetizada, o património imóvel classificado em Portugal pode gerar o dobro dos visitantes e o triplo da receita de bilheteira. O estudo baseia-se num universo de cerca de 4.500 bens imóveis classificados existentes nos 308 concelhos do país e estima ainda que este património poderia gerar 1 emprego a tempo inteiro por cada 25.000 visitantes/ano e por cada unidade patrimonial, assim como aumentar em cerca de 3% os empregos directos em hotelaria e as dormidas por município. 
Saiba mais em www.valordopatrimonio.pt