10.3.24

MÚSICA: Isabel Rato lança "Vale das Flores"

Isabel Rato, um dos nomes femininos mais destacados do panorama do Jazz Português lança hoje o seu novo álbum "Vale das Flores". 
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Isabel Rato, pianista, compositora, arranjadora e produtora portuguesa, um dos nomes femininos mais destacados do panorama do Jazz Português dos últimos anos, lança hoje o seu novo disco “Vale das Flores”, aquele que é o quarto disco da pianista em nome próprio, apoiado pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e inteiramente dedicado à música portuguesa. Hoje é também divulgado o 3º single do disco, uma reinterpretação do tema “Que Amor não me Engana” de José Afonso e que conta com a participação de convidadas especiais, Cuca Roseta na voz, Marta Pereira da Costa na guitarra portuguesa e o Quarteto Arabesco. 
O disco é editado através da editora Nischo, selo propriedade de Carlos Martins, célebre músico de jazz e programador. Numa homenagem à Liberdade, a compositora traz para este novo disco autores da música portuguesa de todos os tempos e vitais na luta pela liberdade, como José Afonso e Sérgio Godinho. entre outros. Trará também algumas das canções tradicionais portuguesas do nosso património universal das melodias intemporais. Este disco conta com a participação de artistas convidadas de enorme relevância do nosso panorama da música portuguesa, nomeadamente a cantora Ana Bacalhau, a cantora Cuca Roseta e a guitarrista Marta Pereira da Costa (guitarra portuguesa). 
O quinteto liderado por Isabel Rato, leva o público a viajar pelo Som do nosso País, conjugando a música portuguesa com o Jazz e a improvisação, refletindo o carácter Universal das canções numa perspectiva singular e única. Os seus dois discos anteriores “Histórias do Céu e da Terra” 20 musical19, (Editora Nischo) e “Luz” 2022 (E. Nischo) foram considerados como os melhores discos de Jazz nacionais dos seus anos respetivos pela revista de renome jazz.pt.