Novo disco Histórias e Raízes e concerto dia 26 de outubro no B.LEZA
O novo single dos Kumpania Algazarra chama-se “Olhó Burro” e é inspirado na história de um mundo em que os valores se vão perdendo. Neste tema, o animal surge como sátira às relações entre as pessoas, que umas vezes enganam e outras são enganadas. A certa altura, o “burro” passa a usar fato e gravata, tem uma maior preocupação com a imagem, mas não deixa de representar uma perda de confiança crescente que nos rodeia a todos.
Este tema conta com a participação especial de Rui Carvalho, amigo de longa data do coletivo, que é também cantor, acordeonista, teclista e compositor. A banda decidiu desafiá-lo a participar neste tema, com raízes mais populares, mas onde facilmente encontramos a energia contagiante dos Kumpania Algazarra.
A música do coletivo Algazarra sempre viajou pelos quatro cantos do mundo e nunca teve receio de se misturar com géneros e sonoridades diferentes. O novo single representa mais uma dessas viagens, desta vez mais perto de casa, com Rui Carvalho como convidado.
Disco Histórias e Raízes
Os Kumpania Algazarra estão de volta com um novo disco, que dá o mote para as celebrações dos seus 20 anos de carreira, que se assinalam em 2024.
Histórias e Raízes é o décimo disco do coletivo Kumpania Algazarra e é um álbum que conta diversas histórias, algumas comuns a todos nós, outras vividas pela banda ao longo da sua já preenchida carreira.
Este novo disco está também ligado às “nossas” raízes, no sentido multicultural do termo. Os temas mostram que não há barreiras para os Kumpania Algazarra, que viajam entre o tradicional e o hip hop, o fado e a música popular, o balkan e o rock, sem nunca abdicar do cunho particular que os caracteriza.
Histórias e Raízes conta com a participação de vários convidados, que representam uma diversidade sonora, como o rapper do Zimbabué, Synik, JP Simões, Célia Ramos, Estraca e Jaqueline Carvalho nas vozes, Tiago Morna na guitarra portuguesa, Rui Carvalho nas vozes e acordeão, Carlos Godinho na guitarra, Marcelo Almeida na gaita de foles, Nuno Salvado no acordeão, o sérvio Dejvid Bajramovic e o macedônio Isidor Zecirovic nos trompetes. Esta mescla de participações resulta num disco multicultural que assinala a maturidade de uma banda com 20 anos de história.
Os concertos de apresentação do novo álbum arrancam na Finlândia, onde nos dias 20 e 21 de Outubro a banda marca presença no Oktoberfest, que se realiza em duas cidades diferentes. Em Portugal, a estreia do álbum ao vivo acontece em Lisboa, a partir das 22h do dia 26 de outubro, no B.Leza.