21ª Edição dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra
De 6 a 21 Outubro de 2023
A 21ª edição do Festival Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra continua neste fim de semana com os destaques a irem para para Mário Costa “Chromosome”, Chão Maior, Lívia & Fred e o trio Luís Vicente / William Parker / Mark Sanders.
As premissas fundamentais da programação mantêm-se em linha com o que tem vindo a ser a prática das últimas edições, assumindo a diversidade de abordagens que marcam a atualidade do Jazz.
Para José Miguel Pereira, director da Associação sem fins lucrativos Jazz ao Centro Clube, "No meio de uma programação regular intensa no contexto do vasto universo de iniciativas do Jazz ao Centro Clube, os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra têm um lugar especial, enquanto projeto fundador da própria Associação. Concentramos em três semanas propostas de várias geografias que permitem tomar o pulso à realidade atual desta música. É, portanto, um momento de nos sentarmos debaixo da frondosa árvore centenária do Jazz e imaginarmos o futuro!"
O Festival é co-produzido pela Câmara Municipal de Coimbra, pelo que o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva "congratula o regresso do Festival Jazz ao Centro para a sua 21ª edição, salientando o caminho de afirmação e continuidade que este festival tem percorrido, sendo hoje uma referência no panorama cultural nacional e um evento incontornável – com alcance internacional - no que à música jazz diz respeito. O Município de Coimbra pretende continuar a apoiar a Associação Jazz ao Centro que em muito tem contribuído para que a cidade de Coimbra se torne mais cosmopolita e uma referência no que concerne à programação musical.”
Durante o Festival também haverá um momento de celebração: o 11º aniversário do Salão Brazil sob a gestão do Jazz ao Centro Clube.
CONCERTOS
Lotte Anker & Gabriel Ferrandini, Chão Maior e João Mortágua AXES são alguns dos nomes da programação da 21ª edição do Festival Jazz ao Centro, que acontecerá entre 6 e 21 de outubro.
Jam no Salão com a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra | Quinta - 12 de Outubro, 21h30 | Salão Brazil
Mário Costa “Chromosome” | Sexta - 13 de Outubro, 22h00 | Salão Brazil
Chão Maior | Sábado - 14 de Outubro, 21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente
Lívia & Fred | Domingo - 15 outubro, 18h00 | Convento São Francisco (Sala D. Afonso Henriques)
Luís Vicente / William Parker / Mark Sanders | Domingo, 15 outubro, 21h00 | Salão Brazil
Depois de um curto interregno, o Jazz ao Centro regressa, no dia 12, com uma jam session no Salão Brazil, destacando o trabalho de parceria com a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e com uma emergente comunidade de músicos apostados. No dia seguinte (13 de outubro), o Salão da Baixa de Coimbra acolhe o quarteto liderado pelo baterista e compositor Mário Costa, que apresentará “Chromosome”, trabalho que conta com os préstimos dos franceses Benoît Delbecq (piano) e Bruno Chevillon (contrabaixo), assim como do trompetista americano de raízes vietnamitas Cuong Vu. No sábado, dia 14 de outubro, nova passagem pelo Teatro Académico de Gil Vicente, para a primeira apresentação do disco “Snakes & Thunder” (com data prevista de lançamento no primeiro trimestre de 2024) pelo quinteto Chão Maior, projeto colaborativo encabeçado pelo trompetista e compositor Yaw Tembe, ladeado por João Almeida (trompete), Norberto Lobo (guitarra e baixo), Leonor Arnaut (voz) e Ricardo Martins (bateria). No derradeiro dia do segundo fim de semana de festival, Lívia Nestrovski e Fred Ferreira irão apresentar, ao final da tarde, um programa desenhado especialmente para esta apresentação no Festival Jazz ao Centro no Convento São Francisco. À noite, regresso ao Salão Brazil, para um concerto de Luís Vicente / William Parker / Mark Sanders, que aqui se encontram pela primeira vez em formato trio.