12 a 14 de outubro| Palácio de Congressos do Algarve, Albufeira
Evento conta com a realização de cursos pré-jornadas e entrega dos Prémios Noémia Afonso
As XX Jornadas de Senologia, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), têm início hoje, 12 de outubro, e decorrem até 14 de outubro, no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados, em Albufeira.
“Cancro da Mama Hereditário” é o tema central deste encontro, uma realidade que coloca desafios no diagnóstico, vigilância e abordagem e que requer profissionais cada vez mais informados e especializados, para um acompanhamento dirigido e tomadas de decisão adequadas a cada caso clínico.
Sabe-se que cerca de 10% dos cancros da mama estão relacionados com genes mutados e hereditários, nomeadamente os BRCA, e o risco de se desenvolver cancro da mama ou qualquer outro tipo de cancro pode chegar aos 80%, conforme o historial familiar e do próprio gene alterado.
Neste sentido, as XX Jornadas de Senologia pretendem atualizar conhecimentos a diferentes níveis, contando para isso com a presença de oradores de renome nacional e internacional.
Estas jornadas contam no primeiro dia com o Curso de Mama para TSDT Radiologia e o Curso de Senologia e Inteligência Artificial – Da Teoria à Prática, este último destinado a médicos, com o objetivo de “mostrar de forma prática os ganhos na utilização de inteligência artificial aplicada não só na imagem, no diagnóstico imagiológico, mas também na Anatomia Patológica e na Cirurgia”, afirma o presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia, José Carlos Marques. O especialista adianta ainda que as formações darão a “possibilidade de experimentar e de perceber qual é o contributo da inteligência artificial que, seguramente, no futuro vai ter importância na atividade clínica”.
No segundo dia, as Jornadas abrangem diversos tópicos de discussão divididos em sessões, simpósios e conferências. Ao nível de sessões, estarão em debate aspetos como “De Portador a Doente”, “Testes Genéticos”, “O que fazer com o resultado”, “Preditores de Risco em Cancro da Mama Hereditário”, “Literacia em Saúde. Comunicação entre Médico e doente. Como comunicar o risco?”, e ainda a sessão “Making sense of new treatment options for bBRCAm PTS with eBC”, uma conferência intitulada “Sacituzumab Govitecano no CM Metastático: o que muda em 2024?”, o simpósio “Overview of the management of HER2-LOW breast cancer: challenging the Biology and treatment paradigm” e uma sessão de casos clínicos.
Analisando o último dia do evento, a manhã começa com a apresentação das comunicações orais, seguindo-se uma sessão dedicada ao “Portador de risco genético com cancro” e um simpósio acerca do “Cancro da mama luminal HER2 negativo: otimizando os resultados do tratamento com inibidores de CDK4/6”.
“Questões psicossociais no aconselhamento genético”, “Tratamento sistémico do cancro metastático com variante patogénica BRCA”, “Sobrevivente de cancro com risco genético” e “Protocolos de vigilância” são também algumas temáticas que integram o programa das Jornadas e que contempla ainda duas conferências: “Pembrolizumab no cancro da mama triplo-negativo em estadio precoce: o que já sabemos da prática clínica” e “Projeto MAAT – As prioridades na abordagem ao ecossistema do cancro de mama em Portugal”.
O programa das XX Jornadas de Senologia reúne diversas sessões científicas que visam transpor da teoria para a prática as problemáticas do quotidiano através da partilha de experiências entre os vários profissionais envolvidos no diagnóstico, tratamento e acompanhamento do doente. Serão também apresentados trabalhos científicos originais e inovadores, culminando na distinção dos melhores, na cerimónia de encerramento.
Pela primeira vez, será atribuído o Prémio de Investigação Noémia Afonso, homenageando o contributo e o percurso que a profissional de Senologia desenvolveu na melhoria da intervenção clínica e no real impacto para o progresso científico na área da Senologia portuguesa.
Toda a informação disponível no site oficial das XX Jornadas de Senologia.
Sobre a Sociedade Portuguesa de Senologia:
A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) foi criada em 1989, reunindo médicos de diferentes especialidades referentes ao cancro da mama e de diversas regiões do país. É uma associação científica, sem fins lucrativos, que apoia a investigação na área da Senologia em Portugal e preza pela sua qualidade, ao mesmo tempo que realiza sessões científicas sob a forma de congressos, jornadas, sessões, conferências e cursos especializados, bem como promove ações de sensibilização para o cancro da mama junto do público em geral.