12.5.21

AVIS: Município organiza webinar “Como fazer um jardim de polinizadores”



Realiza-se no próximo dia 20 de maio, a partir das 18h00, um webinar que tem como tema “Como fazer um jardim de polinizadores”. Trata-se de uma iniciativa integrada na programação de atividades de educação ambiental do programa Bandeira Azul, que decorrerá online, é destinada à população em geral, e conta com a organização do Município de Avis, em parceria com o cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e com o TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
São muitos os animais que, ao longo da sua evolução, estabeleceram uma relação particular com plantas, como por exemplo a polinização cruzada das flores. Assim, este webinar vai abordar os principais grupos de insetos responsáveis pela polinização das plantas (moscas, escaravelhos, percevejos, vespas e sobretudo as abelhas silvestres) e, de acordo com a história de vida de cada um destes grupos, explorar as características que um jardim ou quintal deve ter para albergar uma elevada diversidade, abordando também algumas das práticas mais fáceis de adotar na sua construção.
Esta sessão tem como principais objetivos: reconhecer o papel de cada cidadão na conservação dos habitats naturais; conhecer os princípios básicos das relações ecológicas entre flora e fauna de insetos; conhecer os principais grupos de insetos polinizadores; conhecer as principais plantas a integrar num espaço verde para atrair insetos polinizadores; conhecer as recomendações práticas para cada participante poder transformar um espaço verde num jardim de polinizadores.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, podendo efetuar-se até 19 de maio em: https://forms.gle/yWwjxSiVLR1jSFJGA