27.6.20

NISA: Há 10 anos, uma proposta "inédita"...

Tem várias leituras este "documento" ou proposta, inédita, apresentada na sessão da Assembleia Municipal de 28 de Junho de 2010. Desde logo, por ter sido apresentado por elemento de força ou associação política não representada na AM e em papel timbrado dessa mesma associação. Antes, pela divulgação feita em prospecto próprio, a pretender dar ao acto da apresentação da Moção, um simbolismo de urgente necessidade, decorrido menos de um ano das eleições autárquicas.
A tudo isto, junta-se o facto da proposta ou moção, não ser do conhecimento da força política, o PS, pela qual o apresentador da moção foi eleito como independente, nem dos seus eleitos no órgão AM, tornando a iniciativa política - que até poderia ter algum impacto, noutro contexto - num acto isolado e marcadamente pessoal.
O Poder Local, a nível concelhio, não saiu mais fortalecido deste episódio, que teve tanto de inédito como de caricato e que apenas trazemos à liça, como exercício e registo da história local, sustentada num documento que ajuda a perceber os mecanismos do poder e a "construção" de alternativas.