28.6.20

NISA: A devoção a S. Pedro - patrono de pastores e creadores (I)

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.
O Dia de São Pedro comemora-se em Portugal a 29 de Junho. Tal como São João e Santo António, São Pedro é um santo popular. Este dia é também conhecido como o dia São Pedro e São Paulo.
A capella de S. Pedro, descrita por Motta e Moura (1)
(...) Ha nos subúrbios da villa a capella de S. Pedro, que fica próxima dos muros na parte occidental, com a porta voltada para este lado, como a maior parte das egrejas edificadas no seculo X; é hoje a maior, e mais aceada das capellas particulares, porque está toda forrada, ladrilhada e rebocada de novo, e a capella mor pintada com muita arte e primor: tanto a porta de entrada como o arco da capella mor são de cantaria da terra, e de forma gothica, o que está revelando a sua antiguidade; o altar mor tem seu retábolo dourado, no meio do qual está o príncipe dos apóstolos com as vestes e insígnias pontificaes: do lado do evangelho tem uma sacristia para uso do clero e da irmandade, que n´ella celebra as suas reuniões e adjuntos; e um púlpito de cantaria com escada por fora, e do lado da epistola uma pequena porta, e um campanário com uma sineta para annunciar a celebração dos officios divinos. No seu principio era pequena e estreita, de sorte que nos dias de grandes funções pouco mais do que o clero lá cabia, e crescendo a irmandade viam-se então em seus apertos, o que deu logar a alargar-se a casa e fazer-se no anno de 1638, do tamanho que tem hoje; e depois de feita começaram logos os fieis a dotal-a com rendimentos, para poder subsistir.
António Dias Brochado legou-lhe uma grande courella no termo d´Arêz, com a condição de lhe dizerem todos os annos por alma uma missa rezada; e depois deixaram-lhe mais um grande chão em frente da porta principal da egreja e quando havia melhores esperanças de que a devoção continuasse, vieram as leis de desamortisação, que lhe pozeram termo: é notável esta capella pela insigne irmandade, que n´ella se instituiu, e a administra e governa.
O clero de Niza fez um compromisso e estatutos, e não se achando estes já conformes às luzes das necessidades do tempo, nomeou no anno de 1718 uma commissão composta do abbade Sebastião do rego da Silveira, dos bacharéis em cânones fr. João Dias Conde, e o padre Miguel Ferreira Franco, e outros para os rever e reformar, como na verdade reformaram fazendo aquelles, pelos quaes agora se governa, com tanta sabedoria, que mereceu grandes louvores do bispo D. Álvaro Pires de Noronha e Castro este compromisso, que elle confirmou em provisão de 31 de Janeiro de 1749: tinha então a irmandade vinte e dois clérigos. Além dos sacerdotes podem também pertencer-lhes seculares, e teem-lhe pertencido muitas pessoas distinctas, mas infelizmente na actualidade apenas conta um septuagenário; talvez pela taxa de entrada, que muitos querem e não podem pagar, e que por certo muito convinha abolir, ou pelo menos reduzir.
Tem um guião de seda branca, um esquife ou féretro particular para os seus irmãos, e usa de campainha, quando sae em comunidade: a sua principal festa é no dia 29 de Junho, e faz três officios solemnes por alma de cada irmão, que fallece, além de outro no oitavario dos Santos por todos, e pelos bemfeitores; e os que lhe sobrevivem teem rigorosa obrigação de lhe mandar dizer três missas cada um, e rezar duas vezes o Rosário de Nossa Senhora, d´onde se vê que grandes são os benefícios espirituaes, que se colhem d´esta instituição.
(1) - Memória histórica da Notável Vila de Niza - José Diniz da Graça Motta e Moura