26.1.20

Naturtejo promove o melhor da região em Madrid


Desde 2004 que a Naturtejo, empresa dos municípios e associados de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, promove o território classificado pela UNESCO nas principais feiras do sector turístico europeu.
Na qualidade de coordenador do Grupo de Trabalho para o Turismo da Rede Global de Geoparques da UNESCO, o Geopark Naturtejo esteve uma vez mais na FITUR – Feira de Madrid tendo como responsabilidade a apresentação dos Geoparques Mundiais da UNESCO ao sector turístico internacional. O stand promocional contou com a participação activa de 10 geoparques UNESCO, oriundos de Portugal (Naturtejo), Espanha (Pirinéus, Costa Basca, Catalunha Central, Montanhas de Courel, Las Loras, Villuercas-Ibores-Jara, Lanzarote e Chinijo), Mixteca Alta do México e Qeshm Island do Irão. 
A participação do Geopark Naturtejo esteve a cargo, este ano, dos municípios de Idanha-a-Nova e de Penamacor, que tiveram o envolvimento activo dos seus presidentes, Armindo Jacinto e António Luis Soares, na apresentação dos produtos turísticos da região. A Secretária de Estado do Turismo, Eng.ª Rita Marques, bem como o Presidente do Turismo de Portugal Luís Araújo e o Presidente da Rede Global de Geoparques, o Professor Nickolaos Zouros, fizeram questão de marcar presença no stand dos Geoparques Mundiais da UNESCO na celebração dos 20 anos da Rede Europeia de Geoparques e da iniciativa geoparques em todo o mundo. De salientar que a Naturtejo foi pioneira com a criação do primeiro projeto de geoparque para Portugal em 2003. Isso reflete-se na presença do stand coordenado pela Naturtejo de muitos dos seus parceiros e associados, de que se salienta este ano o Grupo Gala, as Grutas da Moeda, o Hotel Monte Filipe e a espanhola Nubbitel, pelos eventos que se encontram a organizar em conjunto com a Naturtejo, entre muitos outros. Os eventos de degustação coordenados por António Galante, em representação dos vários produtores locais de todo o território Geopark Naturtejo, foram de grande sucesso pela massiva participação de convidados e de profissionais do turismo espanhol e realçaram os produtos certificados no âmbito da marca Geoprodutos do território UNESCO. A Secretária de Estado teve a oportunidade de conhecer estes saborosos produtos certificados, bem como as empresas que os desenvolvem, guiada por Armindo Jacinto.
De salientar a participação do Geoparque Mundial da UNESCO de Mixteca Alta no âmbito do protocolo de parceria com o Geopark Naturtejo para o fomento das directrizes das Nações Unidas de partilha de conhecimentos e de culturas para atingir as metas estabelecidas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, em que os geoparques contribuem decisivamente para o desenvolvimento económico local e para o entendimento e paz entre regiões. Neste sentido, e porque existe uma partilha de legado histórico, cultural e patrimonial, foi assinado um protocolo de cooperação de quatro anos entre o Geopark Naturtejo e as autoridades governamentais da Região de Qeshm na FITUR. Este protocolo fomentará o intercâmbio técnico-científico e abre portas à promoção conjunta internacional dos geoparques, assim como à promoção dos produtos locais nos mercados português e iraniano.
in diário digital castelo branco - 24/1/2020
COMENTÁRIO: Afinal Nisa continua a pertencer à Naturtejo? Ou não? Quem esclarece?