9.1.20

NISA: Educação é o tema central do nº 33 da revista Nisa Viva

No passado mês de Dezembro saiu a público a edição nº 33 da revista Nisa Viva, publicação da Associação dos Naturais e Amigos do Município de Nisa.
Neste número, o tema central é a Educação, com uma resenha sobre o assunto de António Montalvo, as memórias da escola, testemunhadas por Zulmira Lopes e Fátima Dias, e uma análise de Alcides Pimentel sobre a transferências de competências para as autarquias locais em matéria de educação. A educação merece também uma reflexão de Ana Aldeia e, nas páginas centrais, evoca-se o professor Joaquim Marques Rodrigues e um texto de sua autoria sobre a história da instrução em Santana.
Luís Mário Bento assina um texto histórico-etnográfico sobre a Rua do Convento e Maria José Mandeiro reflecte  sobre os maus tratos a idosos.
Neste número da Nisa Viva não faltam as habituais secções "Viva a Vida", "Leituras" e "Boa Mesa", havendo ainda espaço para a informação sobre a Assembleia Geral da Associação realizada no dia 19 de Outubro e na qual foram eleitos os novos órgãos sociais da Nisa Viva.
Em artigo assinado pelo presidente honorário, António Montalvo, e sob o título "Grave afronta da Srª Presidente da Câmara" é criticado o procedimento da autarca que recusou a cedência do auditório da Biblioteca Municipal de Nisa para a realização de um colóquio sobre as novas competências das autarquias.
Por último, as habituais e hilariantes "Cartas do Dr. Fadagosa", onde o autor, Jaime Fadagosa, defende a criação do Museu Salazar, avançando mesmo com "propostas" para o seu funcionamento.