31.1.20

VILA VELHA DE RÓDÃO: Reforço em 30% na atribuição de bolsas de estudo do ensino superior

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão entregou 21 bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior, na tarde de 23 de dezembro, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da autarquia. As bolsas atribuídas no presente ano letivo ultrapassam os 19 mil euros, representando um aumento de cerca de 30% relativamente ao ano anterior, quer em termos monetários, quer em relação ao número de candidatos.
A atribuição deste apoio aos alunos tem por base o Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior e a avaliação da Comissão de Análise criada para o efeito, tendo as candidaturas decorrido durante o mês de outubro.
Este ano, foram atribuídas quatro bolsas de estudo aos candidatos inscritos pela primeira vez, no primeiro ano de um curso superior, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, uma medida que representou um investimento total de 3424 euros e tem por base um protocolo estabelecido com aquela instituição, que consiste no pagamento, por parte da autarquia, de uma bolsa de estudo no montante equivalente ao valor total das propinas.
Foram ainda entregues 17 bolsas de estudo a alunos que frequentam outras instituições de ensino superior. Estas bolsas, atribuídas em função dos rendimentos do agregado familiar, destinam-se a comparticipar os encargos dos estudantes com a frequência de um curso superior e atingiram um total de 15 739,10 euros.
Nos últimos dois anos, a autarquia praticamente duplicou o valor das bolsas atribuídas, passando de valores médios que rodavam os 10 mil euros, para os mais de 19 163,1 euros entregues este ano letivo, de modo a abranger um maior número de alunos do concelho.
Para o executivo do Município de Vila Velha de Ródão a formação superior é um fator de valorização cultural, académica e profissional, pelo que a atribuição e reforço deste tipo de apoio é essencial para criar condições para que as desigualdades económicas e sociais não sejam um entrave no acesso à educação e, em particular, no ingresso no ensino superior.