No dia 18 de janeiro, às 15h30, a Biblioteca Municipal José Batista Martins (BMJBM) acolhe mais uma edição da iniciativa “Pessoas que se Juntam para Conversar”. A sessão tem como convidado Jorge Batista, o último marceneiro da zona histórica de Castelo Branco, cujos desenhos de mobiliário estarão patentes numa exposição que será inaugurada também neste dia.
Nascido em Paris, Jorge Batista dedica-se ao fabrico de móveis e ao restauro e reprodução de mobiliário de época, sendo proprietário de uma loja e uma oficina em Castelo Branco. Começou a trabalhar aos oito anos, quando os progenitores regressaram a Portugal, e aos 18 herdou a oficina do pai, onde começou a idealizar os seus protótipos e a fabricar móveis por medida. Consultor e avaliador de mobiliário antigo, já desenvolveu intervenções, maioritariamente de arte sacra, em igrejas ou capelas e colabora com designers e artistas plásticos.
No encontro de dia 18, após a inauguração de uma exposição com seus desenhos de mobiliário, às 15h00, que ficará patente na BMJBM até maio, Jorge Batista falará sobre o seu ofício e a forma como descobriu e vive a sua vocação de restaurar, conceber e fabricar mobiliário. Dará também conselhos práticos a todos os que gostam de conservar e restaurar os seus móveis.
No mesmo dia, a partir das 17h30, realiza-se uma reunião do Clube de Leitura de Autores Clássicos da BMJM sobre o livro D. Quixote de la Mancha, de Cervantes. Estas iniciativas são dirigidas ao público em geral e a entrada é livre.
Crédito da fotografia: Vagamundos