21.1.20

CAMPO MAIOR: Detenção por resistência e coação sobre militares da GNR

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, no dia 18 de janeiro, deteve um indivíduo com 35 anos, pelo crime de resistência e coação sobre funcionário, na localidade de Campo Maior.
Após o alerta do proprietário de um estabelecimento comercial daquela localidade, no qual estaria a ocorrer um furto de produtos alimentares, os militares encetaram uma perseguição apeada ao suspeito, que já estava referenciado pela prática do mesmo tipo de crime. Após a abordagem, o suspeito ofereceu resistência à patrulha, começando por ocultar a sua identificação e opondo-se à revista pessoal, visando impedir a recuperação dos objetos furtados e assim assegurar os meios de prova, tendo sido necessário recorrer à força física, estritamente necessária, para efetuar a detenção do mesmo.
Verificando-se de seguida a existência de uma escoriação no suspeito, em consequência da queda aquando da sua detenção, foi o detido encaminhado ao centro de saúde, local onde se juntaram vários familiares e amigos do suspeito, que tentaram forçar a entrada no referido estabelecimento.
Para que fosse possível salvaguardar a segurança dos utentes e dos funcionários que se encontravam no interior do centro de saúde, houve necessidade de efetuar um disparo de advertência com arma de fogo, municiada com cartucho de borracha, levando à dispersão do aglomerado de pessoas e à reposição da tranquilidade e da ordem pública, tendo o detido sido depois sujeito ao respetivo tratamento médico.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.