5.1.20

VILA VELHA DE RÓDÃO: Município e Junta de Freguesia criam Centro de Convívio para apoio aos idosos de Sarnadas de Ródão


A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão uniram esforços para a criação de um espaço de convívio para os idosos de Sarnadas de Ródão, na sequência do anúncio do encerramento do Centro de Dia daquela localidade.
A decisão foi anunciada na quinta-feira, 2 de janeiro, após a realização de uma reunião, na sede da Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão, que juntou representantes daquelas duas instituições, utentes e familiares de utentes do Centro de Dia de Sarnadas de Ródão e ainda representantes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão. 

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão confirmou a impossibilidade de manter aberto o Centro de Dia de Sarnadas de Ródão, sem a continuidade do apoio da Segurança Social, resolução já veiculada pela instituição e que não é atualmente passível de retrocesso. Contudo, assumiu a continuidade da prestação de apoio domiciliário aos idosos da freguesia, serviço que inclui a distribuição de refeições ao domicílio, o tratamento de roupa, a prestação de cuidados de higiene e conforto e a realização de pequenas limpezas. Será igualmente garantida a deslocação para o Centro de Dia de Vila Velha de Ródão aos utentes que assim o desejarem.
Apesar da alternativa apresentada, Luís Pereira, presidente do Município de Vila Velha de Ródão frisou que sempre foi indicado pelos utentes a perca do convívio entre os idosos, através da modalidade de apoio domiciliário, neste sentido “e procurando evitar o isolamento dos idosos contribuindo para a sua socialização e bem-estar, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão comprometeram-se a criar um centro de convívio nas instalações da antiga Escola Primária de Sarnadas de Ródão, um edifício recentemente reabilitado. “
Na referida reunião, foi explicado pelo presidente deste município que o espaço funcionará entre as 9h00 e as 18h00 e aí os utentes do atual Centro de Dia, assim como todos os idosos da freguesia, poderão usufruir de serviços de animação social, garantidos pelos serviços de Ação Social e outros funcionários do município. O transporte será assegurado pela Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão. O apoio domiciliário e a referidas refeições ficam a cargo da Santa Casa da Misericórdia.
Este espaço entrará em funcionamento dentro de aproximadamente três semanas, tempo necessário para a realização de uma intervenção por parte da autarquia de melhoria das acessibilidades do edifício.
Com esta iniciativa a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão assume o reforço da sua responsabilidade na área social e dá um importante contributo para a resolução de um problema que afeta uma população particularmente fragilizada. “Para além de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes, a resposta encontrada evita a deslocação dos idosos desta freguesia para outros centros de dia e o abandono das suas aldeias e do ambiente familiar”, referiu Luís Pereira, presidente do Município de Vila Velha de Ródão.