14.1.20

Biblioteca Municipal de Ródão promove “Dias de Saber” a partir de janeiro


A Biblioteca Municipal José Batista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, dá início ao seu plano de atividades para 2020 já no próximo dia 18 de janeiro, com a primeira iniciativa do programa “Dias de Saber”, uma nova atividade que integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) e visa apoiar as famílias na difícil tarefa de assegurar o desenvolvimento pleno dos seus filhos.
Pretendendo que a arte, a ciência, a literatura, mas também o convívio, a descoberta e o ato de brincar façam parte do quotidiano de todas as famílias, o programa “Dias de Saber” oferece a possibilidade de desenvolvimento pessoal tanto aos pais e educadores como às crianças e jovens e tem início no dia 18 de janeiro, com atividades dirigidas a estes dois públicos.
Assim, entre as 11h00 e as 12h00, a BMJBM recebe o primeiro encontro do “Clube de Leitura 8.12: O Mistério dos Livros”, dirigido a crianças e jovens entre os 8 e os 12 anos , e entre as 13h30 e as 14h30 decorre o Clube de Debate “Desculpem, posso falar?”, que pretende juntar jovens a partir dos 12 anos, para discutirem temas por eles escolhidos. Estes clubes são dinamizados pela reconhecida mediadora de leitura Andreia Brites
De tarde, a partir das 14h30, tem lugar a iniciativa “Escape Room: Arquitetos de Enigmas”, um projeto colaborativo entre adolescentes voluntários com a coordenação de Andreia Brites. Tendo por destinatários os jovens a partir dos 14, o que se propõe é a realização de um jogo de aventura e mistério cujo objetivo é escapar de um espaço.
Entre as 13h30 e as 14h30, os pais e educadores são convidados a participar no ateliê “Tecer Histórias, Unir Corações”, dinamizado por Ana Reis, que pretende ajudar a estimular o gosto pelas artes e pelos livros nos seus filhos.
Estas atividades vão ter uma periodicidade mensal e realizam-se no âmbito do projeto PIICIE, cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia, através do FSE, Fundo Social Europeu, sendo as inscrições gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 16 de janeiro. Para mais informações, os interessados devem consultar o site do Município de Vila Velha de Ródão (www.cm-vvrodao.pt).