31.1.20

Nelson Conceição, João Frade e Iurie Chiforisin em Bordeira

Com entrada gratuita, a capital do acordeão volta a estar em alta.
Inserido nas Comemorações do VIII Aniversário da Associação de Acordeonistas do Algarve - Mito Algarvio, este concerto que se realiza no próximo sábado dia 1, a partir das 21:30 horas, é imperdível. Conta com a presença de Mirko Patarini, presidente da Confederação Internacional de Acordeonistas, instituição com 85 anos - a mais antiga instituição de acordeonistas - que é também membro do comité musical da UNESCO.
No palco da Sociedade Recreativa Bordeirense passarão: João Frade, campeão do mundo em 2002, Nelson Conceição, conceituado professor algarvio que tem levado inúmeros jovens talentos da região aos trofeus nacionais e internacionais de referência, e ainda, o moldavo Iurie Chiforisin, reputado professor de acordeão que escolheu o nosso país para viver.
Este evento é organizado em parceira pela Mito Algarvio, Sociedade Bordeirense, Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e Garvefole.
Mais informações através do número: 962 466 227
Sobre a Sociedade Recreativa Bordeirense
A Sociedade Recreativa Bordeirense, (SRB), é a principal estrutura associativa de Bordeira e da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro. A sua fundação data de 1936 e toma raízes na tradição charoleira e em particular, nas charolas "Mocidade União" criada em 1918, seguida em 1919, da "União Bordeirense".
O aparecimento da SRB acontece num período de crescimento populacional e económico através da consolidação da actividade das pedreiras e da indústria da cantaria, que a par da agricultura, mas é, fundamentalmente, a expressão da vontade dos Bordeirenses em quebrar o isolamento com que tradicionalmente se debatiam por falta de comunicações e de dispor de um local apropriado e condigno onde encontrar-se para realizar bailes, récitas, charolas. A SRB foi apropriada colectivamente pela sociedade local, transformando-se no principal ponto de encontro e pólo incontornável das actividade festivas Bordeirenses. Ao longo dos anos é nela que se realizam bailes todos os domingos á tarde, que se organizam récitas e peças de teatro, que se ouviam em grupo os relatos de Futebol pela rádio quando ainda não havia televisão. Foi na sede da Sociedade que nasceram o grupo de futebol, os escuteiros, a secção de atletismo.
Actualmente, a SRB continua a ser assumida como um elemento integrador do espírito e do bairrismo Bordeirense. Dos principais eventos destacam-se: em Janeiro, no dia 1 e  no dia de Reis, o Encontro de Charolas; em Fevereiro / Março, o desfile de Carnaval; em Junho, as Marchas Populares; em Julho/Agosto, Festas de verão de Bordeira e a Festa do Emigrante, Festa Dourada; em Outubro/ Novembro, as Recitas (Teatro Amador) em Dezembro o Sitio do Natal. A SRB é também co-organizadora, em parceria com a Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Faro, de eventos relacionados com o Acordeão, de que se destaca a Gala Terra de Acordeão, que se realiza, normalmente, em Novembro.