8.10.17

NISA: Poetas populares do concelho

Diz lá ó Manel Henriques
Para que queres o teu saber?
Por que sempre ficas mal
Faz favor de responder

Já te conheço há tanto tempo
Nunca vi vitórias tuas
Diz-me se és campeão nas ruas
Com a mocidade do teu tempo
Se dás lições a toda a gente
Entre os pobres e os ricos
Quando te metes em despiques
Em descantes e aventuras
Quero ouvir uma das tuas
Diz lá ó Manel Henriques.

Tens coração de montezinho
E tens uma costela nisense
A terra aonde eu pertenço
Onde ouvir cantar o hino
Desde muito pequenino
Eu tomei este prazer
E tu hás de me responder
Em cantigas ou a falar
Mas se tu não sabes versar
Para que queres o teu saber?

Para aprenderes a ler
Andaste muito tempo à escola
Eu quero que me digas agora
Se já te sabes resolver
Para que nunca deixes perder
O teu nome em Portugal
Mas tu nunca foste pontual
Nunca alcançastes o desengano
Foste três vezes a exame
E sempre ficaste mal.

Compraste uma bicicleta
Para te meteres legionár(io)
Para evitares de pagar
Uma taxa que era certa
Mas se tu não és poeta
Nem disto queres saber
Faz favor de me dizer
Ao teu amigo A. Corrente
Para que queres o pensamento
Faz favor de responder.
JMV (espólio)