8.10.17

NISA: A Feira de S. Miguel em 1945

Nisa esteve em festa no dia 10 de Outubro.
O Rossio e a Devesa regorgitaram de povo de todas as redondezas que veio aqui e comprar e vender ou simplesmente de passeio, em visita às famílias e pessoas amigas.
Dia esplendoroso de sol, brilhou na policromia dos trajos, dos artefactos de toda a ordem na confusão da feira, com o seu barulho ensurdecedor, as suas características próprias tão tradicionais, à portuguesa. Ressoavam os pregões, os reclamos das artes maravilhosas, os alto falantes, numa vozearia confusa de fados ronceiros, de tangos dolentes, de modinhas picantes das revistas.
Enfim! Era a feira, a feira completa, a que nem faltou a gentileza das senhoras, na azáfama das compras, ou nos passeios pelas alamedas do Rossio.
E fizeram-se negócios de vulto. Logo de manhã, pessoa amiga segreda-nos: "Já se realizou uma transacção de gado suíno no valor de mil contos".
O Cine Teatro Nisense, deu quatro sessões, na época da feira. Enfim, se não foi coisa de pasmar, a Feira de S. Miguel, este ano, não deixou de manter os seus pergaminhos de grande mercado tradicional.
in "Correio de Nisa" - 21\ /10/1945