23.10.17

MEMÓRIA: Quatro dias de encanto na Madeira (Junho de 2006)


AVÓS E NETOS TIVERAM BAPTISMO DE VOO
Mais de trinta pessoas do concelho de Nisa tiveram o seu “baptismo de voo” e passaram quatro dias de encanto na Ilha da Madeira, de acordo com a nota do Gabinete de Acção Social da Câmara de Nisa que transcrevemos.
“O Gabinete de Acção Social, da Divisão de Desenvolvimento Social e Cultural da Câmara Municipal de Nisa, promoveu o Baptismo de Voo (Avós e Netos) à Ilha da Madeira nos dias 15, 16, 17 e 18 de Junho 2006.
A acção tinha como objectivos: sensibilizar as crianças e os avós a realizar acções em conjunto, estabelecer um bom relacionamento entre avós e netos e proporcionar 4 dias de lazer e cultura.
Participaram 31 pessoas do Concelho de Nisa, com várias faixas etárias: desde os 17 anos até aos 80 anos.
A Câmara Municipal de Nisa disponibilizou o autocarro para levar e buscar o grupo ao aeroporto de Lisboa.
Foram 4 dias de muita animação e de muitos passeios guiados (guia da Agência de Viagens Abreu) pela Ilha da Madeira.
Às 06:00 estava o grupo concentrado junto ao cine-teatro para iniciarmos a nossa viagem.
Às 09:00 o autocarro da Câmara estava junto ao aeroporto de Lisboa. O grupo estava ansioso pela partida, uma vez que para baptismo de voo e estavam na expectativa de como seria o ambiente dentro do avião.
Às 12:30 partimos com rumo à Ilha da Madeira.
Chegamos ao aeroporto às 14:00 e estava o guia à espera do grupo no aeroporto do Funchal.
Seguimos para o Hotel Buganvília (grupo Dorisol) no qual o grupo ficou as 3 noites e 4 dias.
O dia 16 de Junho começou com a excursão de dia inteiro pela zona oeste da ilha: Câmara de Lobos, Cabo Girão, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Paul da Serra e Porto Moniz (piscinas naturais de rara beleza). Ao longo da costa norte, continuação até São Vicente e almoço. Continuação para sul por Chão dos Louros (floresta única de árvores raras) e Encumeada e regresso ao Funchal.
O jantar foi num restaurante típico madeirense com exibição de um grupo folclórico de danças e cantares da Madeira.
Breve paragem no miradouro do Pico de Barcelos para admirar o Funchal à noite.
O dia 17 de Junho começou com a excursão de dia inteiro pela zona leste da ilha: Camacha (visita à fábrica de artesanato local), Poiso, Pico do Areeiro (a segunda montanha mais alta da ilha – 1810m), Ribeiro Frio (viveiros de trutas) e Santana e almoço. Continuação pelo Faial e Porto da Cruz, Miradouro da Portela, Machico e ao longo da costa sul até ao Funchal.
Jantar no hotel e saída até à marina do Funchal para o Festival do Atlântico (o país que organizou o festival sábado foi a Alemanha).
No último dia, os passeios foram facultativos, uns optaram por andar na Nau Santa Maria de Colombo, outros no Teleférico, outros visitar o Jardim Botânico e a Sé e outros optaram por realizar as últimas compras para trazer lembranças da Ilha da Madeira.
Foram 4 dias de encanto!”
in "Jornal de Nisa" nº 211 - Junho 2006