21.2.14

NISA: Constituído o grupo NisaPets - Ativismo Animal

O NISAPETS é um grupo constituído por munícipes e simpatizantes do Concelho de Nisa que pretendem ter uma ação cívica ativa. Somos um grupo cívico informal que atua com um estatuto voluntário.
PORQUE CONSTITUÍMOS O GRUPO NISAPETS?
 Na sequência de vários casos de maus tratos a animais identificados no nosso Concelho, sentimos a necessidade imperativa de abandonar uma postura de resignação e adotar uma postura de proatividade no despertar de consciências desta pequena comunidade para a importância do respeito pela vida animal e pelo ecossistema.
QUAIS OS OBJETIVOS A QUE SE PROPÕE O NISAPETS?
O NISAPETS pretende sensibilizar a comunidade, através da disponibilização de informação, para a importância do respeito e de uma coabitação pacícifa e saudável com os animais de que são detentores e para com os animais errantes. Nesta fase, incluiremos apenas cães e gatos.
COMO PRETENDE O NISAPETS ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS?
Está provado que a informação à comunidade e o controlo da população de animais errantes, são os fatores chave na promoção de uma coexistência pacífica entre ambos. Pois é isso que o NISAPETS se propõe, nomeadamente:
Implementação do programa CED, que é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução da população felina silvestre. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução do animal de volta ao seu território de origem. Um prestador de cuidados fornece comida e abrigo aos gatos devolvidos, monitoriza a colónia à procura de elementos novos e faz a mediação dos conflitos que possam surgir entre os gatos e a comunidade envolvente;
Recolha de cães abandonados, sua esterilização, colocação de microchip e posterior seguimento para adoção responsável;
Campanhas de sensibilização nas escolas, de forma a captar e envolver toda a comunidade estudantil, no apoio ao projeto NISAPETS;
Organização de eventos destinados a toda a população concelhia, com atividades que promovam o bem-estar animal;
Pedidos de apoio na disponibilização de meios à Autarquia de Nisa;
Pedidos de apoio a clínicas médico-veterinárias existentes no Concelho, no sentido de apoiarem o projeto NISAPETS através de serviços;
Participação do NISAPETS em festas e feiras do Concelho de Nisa, como forma de divulgar o seu trabalho e de sensibilizar a população através de folhetos informativos que esclarecerão para a importância do trabalho que desenvolvemos.