31.5.25

PORTALEGRE: Exposição de fotografia de Catarina Rodrigues e Nadine Loureiro

 


HUMOR EM TEMPO DE CÓLERA

 


CAMPO MAIOR: Detidos por violência doméstica e posse ilegal de arma

 

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 29 de maio, deteve um homem de 34 anos por violência doméstica e um homem de 62 anos por posse ilegal de arma, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia violência física, psicológica e ameaças contra a vítima, sua companheira, de 35 anos. No decurso da operação, foram realizadas quatro buscas domiciliárias, que resultaram na detenção do suspeito de 34 anos e de um segundo indivíduo, de 62 anos, por posse ilegal de arma.

A ação resultou na apreensão do seguinte material:

·         Uma arma de fogo;

·         74 munições;

·         Uma faca;

·         Um carregador;

·         Uma mira telescópica;

·         Um telemóvel;

·         Diversas munições de salva;

·         Canos serrados pertencentes a uma caçadeira.

Os indivíduos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A operação contou com o reforço do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP), da Unidade de Intervenção (UI), dos Comandos Territoriais de Évora, Castelo Branco e Portalegre, dos Núcleos de Investigação Criminal (NIC) de Elvas e de Portalegre, e do Posto Territorial de Portalegre.

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:

·         No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt;

·         Via telefónica, através do número europeu de emergência 112;

·         No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;

·         Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;

·         Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

 

COMUNICADO: Marcha do Orgulho de Lisboa


Nem um Passo Atrás!

A 26ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa realiza-se no sábado, dia 7 de junho, às 16.30, com início no Marquês de Pombal e final no Terreiro do Paço.

A Marcha do Orgulho de Lisboa (MOL) é a maior manifestação LGBTQI+ realizada anualmente em Portugal. No ano passado, mais de 50 mil pessoas encheram a Avenida da Liberdade, sendo que este ano a Comissão Organizadora conta com a maior participação de sempre.

26 anos após a sua origem, quando também desceu a Avenida no coração de Lisboa, a MOL mantém-se centrada na sua origem política, comunitária e social, afirmando-se como a grande festa onde a diversidade é celebrada e reivindicada para que não restem dúvidas que, acima de tudo, esta é uma manifestação política de enorme relevância para a liberdade. Conta com a participação de 18 associações e coletivos com intervenção política na área LGBTI* que, de forma voluntária, se juntam para trazer visibilidade e lutar pelos direitos LGBTI+.

Num clima cada vez mais hostil e desafiador dos direitos das pessoas e da comunidade LGBTQI+ em Portugal, a importância desta manifestação é incontestável e símbolo de Orgulho e de luta da comunidade, das suas famílias e pessoas aliadas.

A nova conjuntura política a que assistimos volta a colocar as pessoas e famílias LGBTQI+ em perigo, com sinais de que as conquistas das últimas décadas estão hoje em risco de retrocessos. A realização da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa é um forte sinal de que não aceitaremos “nem mais um passo atrás”.

No final da Marcha será lido o Manifesto reivindicativo de 2025, seguido por intervenções das Associações e Coletivos que integram a Organização da MOL.

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa pede assim a mobilização de todas as pessoas que procurem celebrar e reivindicar os direitos da comunidade LGBTI+ em Portugal, e encontra-se disponível para mais esclarecimentos e declarações através dos seguintes contactos:

Helder Bertolo (ele/dele) – 91 799 38 35

Joana Gomes (ela/dela) – 92 655 13 46

Data: 7 de junho

Hora: 16h30

Local de início: Marquês de Pombal, Lisboa

Local de fim/leitura do manifesto: Terreiro do Paço

 

30.5.25

MARVÃO: II Romaria a Cavalo de Marvão - Rota Internacional dos Sefarditas


📍 Valencia de Alcántara - Marvão

🗓 30, 31 de maio e 1 de junho

OPINIÃO: O novo caudilho e os génios do PS


Confirma-se o que se antecipava. No sistema político-partidário português haverá um antes e um depois do 18 de maio de 2025. Não se trata apenas de ter terminado o bipartidarismo e passarmos a um cenário tripartido. Desde esta quarta-feira, com a contagem dos votos da emigração, o Chega, um partido da direita radical populista (a designação dos cientistas políticos) ou de extrema-direita (a definição das pessoas comuns), passa a ser o principal partido de Oposição, algo nunca visto na democracia portuguesa e que, na verdade, ninguém previa.

Recordemos que, há seis anos, valia uns escassos 68 mil votos (1,3%) e que o único deputado era André Ventura. Hoje são um milhão e quatrocentos mil os que votam num caudilho que afirma na televisão, com ar compungido, que corre o risco de ser assassinado por ciganos e que, quando sofreu o célebre refluxo esofágico, julgava ter sido envenenado. São tantos quantos os que confiaram o seu voto ao PS, um dos partidos fundadores da nossa democracia liberal, o de Mário Soares, de Jorge Sampaio ou António Guterres.

A explicação não reside apenas no crescimento do Chega. O novo mantra do comentário político televisivo reduz o que aconteceu à inevitabilidade, ou seja, repetiu-se por aqui um fenómeno europeu. Como se os povos fossem todos iguais e como se os partidos de extrema-direita fossem o primeiro ou segundo maior partido por toda a Europa. É falso. O sistema partidário alterou-se também porque o PS teve o seu pior resultado em quase quatro décadas. Esteve oito anos consecutivos no poder, e, na parte final, com maioria absoluta.

Se corre o sério risco de se tornar irrelevante (por optar por uma Oposição inconsequente, ou por se transformar em mera muleta do PSD), foram os seus dirigentes que o trouxeram até ao abismo. Todos eles, incluindo José Luís Carneiro, vencedor antecipado das eleições internas, por falta de comparência dos restantes génios do PS. Todas as principais figuras socialistas forjaram os seus percursos políticos durante a última década. Têm tanta responsabilidade na derrocada do seu partido quanto Pedro Nuno Santos. Mesmo que nenhum deles tenha alguma vez decidido uma indemnização milionária por WhatsApp.

Rafael Barbosa - 29 maio, 2025

VIANA DO ALENTEJO: Comemorações do Dia Mundial da Criança


 

29.5.25

ARRONCHES: Dia Mundial da Criança

 



CASTELO DE VIDE: O Dia da Criança está a chegar!


Para comemorar o dia 1 de junho vamos oferecer às crianças do concelho, o Espetáculo "João e o Pé de Feijão", representado pela Byfurcação Teatro.

O evento terá lugar no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide, pelas 15H.

Para as crianças e famílias de Póvoa e Meadas será disponibilizado transporte. Para o efeito, deverão inscrever-se na sede da Junta de Freguesia de N.ª Sr.ª da Graça de Póvoa e Meadas.

No dia 02 de junho, a festa continua no Parque João José da Luz, com a habitual colaboração das várias associações/ instituições do Concelho!

Todos os dias são dias da criança... mas este dia, será sempre uma data especial, cheia de brincadeiras, aprendizados e alegria...

Vem divertir-te!

HUMOR EM TEMPO DE CÓLERA

 

A doente - Cartoon de Henrique Monteiro in https://henricartoon.blogs.sapo.pt

VILA VELHA DE RÓDÃO: C𝐞𝐥𝐞𝐛𝐫𝐚çõ𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐃𝐢𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐂𝐫𝐢𝐚𝐧ç𝐚, 𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚çõ𝐞𝐬 𝐞 𝐅𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐂𝐞𝐫𝐞𝐣𝐚𝐬 𝐚 𝟏 𝐝𝐞 𝐣𝐮𝐧𝐡𝐨

 


No próximo domingo, dia 1 de junho, a animação não vai faltar no Campo de Feiras, em Vila Velha de Ródão, espaço onde coincidem, ao longo do dia, as celebrações do Dia Mundial da Criança, o III Encontro de Associações de Vila Velha de Ródão e a realização de mais uma edição da tradicional Feira das Cerejas.

Pensada pelo Município de Vila Velha de Ródão, com o apoio do Radar Social, um projeto promovido pela autarquia e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a iniciativa pretende unir as diferentes gerações do concelho, ao promover, no mesmo espaço, um conjunto de iniciativas dedicadas ao entretenimento dos mais novos e um encontro que visa fortalecer a dinâmica entre as associações do concelho e incentivar o convívio e a partilha de experiências.

A iniciativa tem início às 9h00, no Campo de Feiras, com o arranque de um conjunto de atividades inspiradas nos jogos tradicionais portugueses e adaptadas às diferentes faixas etárias, onde se incluem, por exemplo, torneios de malha e sueca, animação infantil com insufláveis e laser tags ou um passeio denominado “Associativismo e Património de Ródão”, dinamizado por Jorge Gouveia, para o qual é necessária inscrição prévia (através do e-mail radarsocial@cm-vvrodao.pt).

Durante a tarde, a partir das 15h30, têm lugar as atuações da turma de Marchas Populares da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, um Encontro de Ranchos Folclóricos e a cerimónia de entrega de prémios aos participantes nas atividades da manhã.

Paralelamente a esta iniciativa, ao longo do dia, decorre no Campo de Feiras a tradicional Feira das Cerejas, para a qual o Município de Vila Velha de Ródão disponibiliza o transporte gratuito entre as freguesias e a sede de concelho e cujos horários são disponibilizados nos locais habituais.

 

VILA VELHA DE RÓDÃO: 𝐂𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐌𝐨𝐧𝐢𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐂𝐚𝐦𝐩𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐅é𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞𝐜𝐨𝐫𝐫𝐞𝐦 𝐚𝐭é 𝟒 𝐝𝐞 𝐣𝐮𝐧𝐡𝐨

 


Queres um verão diferente, cheio de energia, aventura e ainda ser pago por isso?

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, através do seu Serviço de Desporto e Tempos Livres, está à procura de jovens entre os 18 e os 30 anos para integrar a equipa de monitores dos seus programas de Verão 2025!

Vais trabalhar com crianças e jovens em atividades dinâmicas e divertidas, ganhando experiência, amizades… e uma remuneração!

Há três opções para te juntares a nós:

• 𝐂𝐚𝐦𝐩𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐅é𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐀𝐛𝐞𝐫𝐭𝐨𝐬 (𝐧ã𝐨 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬) – para participantes dos 6 aos 12 anos

• 𝐂𝐚𝐦𝐩𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐅é𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐅𝐞𝐜𝐡𝐚𝐝𝐨𝐬 (𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬) – para jovens dos 12 aos 16 anos

• Ou então, aventura-te nos dois!

Se tens disponibilidade, responsabilidade e gostas de trabalhar com crianças e jovens, candidata-te até 𝟒 𝐝𝐞 𝐣𝐮𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓.

𝐅𝐚𝐳 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐞 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐯𝐞𝐫ã𝐨 𝐦𝐞𝐦𝐨𝐫á𝐯𝐞𝐥 — 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐠𝐨, 𝐬𝐞𝐫á 𝐚𝐢𝐧𝐝𝐚 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫!.

Inscreve-te aqui : https://forms.gle/yeF55YAXcftYKomG8

28.5.25

NISA: Dia Mundial da Criança


 

OPINIÃO: Coisas de mulheres


Não há motivos para surpresas no retrato que o grupo de peritos do Conselho da Europa traça do combate à violência doméstica e sexual em Portugal. A visão “patriarcal” atribuída aos magistrados e a crítica às “sanções brandas e desproporcionadas” são espelho de um problema cultural profundo. As desigualdades de género continuam a ser menorizadas e remetidas para a categoria de “tema de mulheres”, como se não fossem de todos (sendo neste caso o plural propositadamente masculino) as responsabilidades e as consequências do desrespeito por direitos básicos.

Se o debate sobre as desigualdades é difícil, mais tímida ainda tem sido a abordagem aos direitos dos menores afetados. Sabe-se que, quando há violência entre adultos, uma elevada percentagem de crianças acaba por sofrer maus-tratos. Mesmo que não sejam vítimas diretas, sofrem danos traumáticos e carregam consigo fatores de risco para a replicação de dinâmicas relacionais disfuncionais no futuro. O círculo vicioso da violência é transmitido entre gerações.

As sucessivas mudanças legislativas, a criação de equipas multidisciplinares, os mecanismos de suporte que ajudam a vítima a libertar-se do agressor, todas as ações políticas e de organizações não governamentais são essenciais para quebrar esse círculo. Mas a mudança mais difícil é a cultural. Sobretudo porque esse não é um trajeto linear, mas um percurso sinuoso que tem tanto de conquistas como de recuos e hesitações. Nenhuma visão obscurantista pode defender que o amor se alimente de violência e de vínculos artificiais. Onde não há proteção nem segurança, não há família. Este é o princípio básico sobre o qual temos, tribunais incluídos, de começar a estar de acordo. 

·         Inês Cardoso - 28 maio, 2025

POLÍTICA - Favores à direita: Carneiro defende voto contra moção de rejeição do PCP por «boa fé»


O candidato único à liderança do PS quer ser o rosto do aprofundamento da viragem à direita no PS e, por «boa fé», quer «cooperar» e votar contra a moção do PCP que visa rejeitar o Programa de Governo que contém privatizações e a destruição do SNS.

Depois da demissão de Pedro Nuno Santos de secretário-geral do PS na sequência do resultado das eleições legislativas, José Luís Carneiro anunciou que é novamente candidato à liderança do seu partido, isto depois de ter perdido as eleições directas para o líder demissionário.

José Luís Carneiro, encarado pela opinião pública como um dos rosto da ala à direita dentro do seu partido, não fez por esperar para dar provas da sua fama e face ao anúncio do PCP de apresentação de uma moção de rejeição ao Programa de Governo, o candidato a secretário-geral do PS defendeu que o seu grupo parlamentar devia votar contra.

Para José Luís Carneiro votar contra um documento que rejeita o projecto reaccionário de direita  é um sinal «de boa-fé», para «cooperar» e «garantir estabilidade» ao Executivo da AD. A ideia parece dar condições ao Governo liderado por Luís Montenegro para colocar em marcha todo o programa eleitoral com que a sua coligação se apresentou a eleições.

Recorde-se que antes da queda do Governo, tinham já sido anunciadas Parcerias Público-Privadas no SNS, um conjunto de privatizações, a possibilidade de aumento de propinas no Ensino Superior ou revisão da legislação laboral. Para esta legislatura, com a composição actual da Assembleia da República, a Iniciativa Liberal fez o favor à AD e ao Chega e abriu caminho a uma eventual revisão constitucional.

Com tudo isto em cima da mesa, no seu espaço de comentário na CNN Portugal, José Luís Carneiro diz que o voto contra na moção de rejeição anunciada pelo PCP visa «criar as condições para que possa entrar em exercício de funções». Já sobre o Orçamento do Estado, o candidato à liderança do PS limitou-se a dizer: «vamos aguardar pela composição dos órgãos do meu partido. No PS o secretário-geral tem o dever de ouvir a direção do partido».

AbrilAbril - 27 de Maio de 2025

Foto: José Sena Goulão / Lusa

NISA: Comédia hilariante no Cine Teatro

 


27.5.25

DIREITOS DA MULHER: MDM faz queixa às televisões por publicidade «violadora dos direitos das mulheres»


O Movimento Democrático das Mulheres (MDM) repudia o anúncio financiado pelo dono da Prozis, exibido durante a final da Taça de Portugal: um «ataque violento» ao direito à Interrupção Voluntária da Gravidez.

Este trabalho audiovisual, um anúncio que foi transmitido pela RTP, SIC e TVI, não é «apenas uma provocação», considera o Movimento Democrático das Mulheres (MDM), em nota enviada à comunicação social – «é um ataque violento ao direito à Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG)», o aborto, «consagrado na lei portuguesa após décadas de luta, sofrimento e resistência das mulheres deste país».

No anúncio «Obrigado Mãe», que tem uma versão mais alargada a ser divulgada nas redes sociais, é feita uma representação falseada e sem qualquer adesão à realidade de uma IVG, que inclui um documento carimbado pelo «Estado» com a palavra «aprovado» escrita em sangue. O vídeo e a música, financiados por Miguel Milhão, dono da Prozis, «não têm qualquer inocência. São instrumentos de guerra cultural contra os direitos conquistados».

Sob uma «estética encenada e melodramática», o anúncio «manipula emocionalmente, distorce a realidade dos factos médicos e lança um julgamento moral torpe sobre as mulheres que decidem interromper uma gravidez». Miguel Milhão «cria uma imagem falsa, grotesca e desumana do procedimento, como se se tratasse de um assassinato, como se uma mulher, ao decidir pelo aborto, estivesse a renegar a vida», afirma o MDM. «Esta narrativa é abjecta, desonesta e perigosa».

Para além do conteúdo profundamente retrógado e reaccionário que Milhão e outros figuras da extrema-direita patrocinam, todos os dias, nas redes sociais, acrescenta-se o facto de ter sido «transmitido em canal de televisão generalista, propriedade de grupos de comunicação social, com a conivência silenciosa das instituições e a complacência cúmplice de quem não tem vergonha em normalizar o discurso de ódio sob o disfarce da liberdade de expressão».

Os segmentos publicitários da RTP, SIC e TVI estão a soldo, aceitando, sem limitações, qualquer tipo de conteúdo desde que seja bem pago. Cada vez mais, a extrema-direita «serve-se do poder económico para tentar impor uma visão fundamentalista e obscurantista sobre o corpo das mulheres – como se fôssemos propriedade do Estado, da religião ou do patrão». «Não somos», reafirma a organização das mulheres portuguesas, fundada em 1968.

O MDM assume o compromisso de combater esta tentativa «infame de regressar ao tempo da clandestinidade», que provocou a morte a centenas de mulheres, causando traumas irreparáveis a outras milhares, apenas «por não terem acesso a cuidados de saúde seguros, legais e gratuitos». Uma coisa é certa, as mulheres não aceitarão «nem um passo atrás».

Miguel Milhão, que se apresenta com o nome Guru Mike Billions, é o fundador da Prozis, uma empresa de produtos de nutrição desportiva que recebeu milhões de euros em apoios do Estado português e da União Europeia. A sua persona «demonstra uma encenação egocêntrica digna sim de um guru de pacotilha, que se coloca num pedestal de pseudo-salvador moral enquanto cospe preconceito e ignorância com ar de iluminado». «Usa o palco, o dinheiro, o nome» e o facto de não trabalhar como arma contra as mulheres.

AbrilAbril - 27 de Maio de 2025

Foto: Miguel Milhão

CASTELO DE VIDE: Festa em louvor da Senhora da Alegria


Realiza-se no próximo fim-de-semana (31 de Maio e 1 de Junho) em Castelo de Vide a tradicional Festa de Nossa Senhora da Alegria.

As festividades começam no terreiro do Castelo - ou de Nossa Senhora da Alegria - no sábado dia 31 de Maio com abertura de quermesse (18 horas) e jantares a partir das 19 horas; a animação musical estará a cargo de Ana Trindade.

No dia seguinte, Domingo dia 1 de Junho, a abertura será com os DanceKids, uma aula aberta com a Escola Espasso de Dança, logo pelas 10:30 horas. Os almoços são servidos a partir do meio dia e pelas 16:30 haverá uma receção aos Amigos das 49,9cc.

A missa seguida de procisão com a Banda União artística será pelas 17:30 horas e a festa termina pelas 18:30 horas com "Danças e Cantares Tradicionais" pela Academia Sénior de Castelo de Vide. 

in Notícias de Castelo de Vide

OPINIÃO: Uma Esquerda à procura do sentido da vida


A passagem de testemunho no Partido Socialista está alinhada e, consequência imediata, a viabilização do próximo Governo na Assembleia da República também, para sossego de Marcelo Rebelo de Sousa e dos portugueses que estão fartos de eleições. O sentido de Estado do PS voltará a ser fundamental para o país seguir com os padrões mínimos de estabilidade política, à semelhança do que aconteceu na legislatura anterior, mas a questão de fundo mantém-se, na perspetiva do partido e de toda a Esquerda: o que fazer perante a estrondosa derrota eleitoral da semana passada? A perda de influência da Esquerda junto dos jovens e a falta de capacidade para apresentar uma resposta eficaz aos reais problemas das populações, servida em mensagem simples (sem ser simplista ou populista), está a penalizar os partidos que respiram fora do ecossistema de uma Direita em crescimento, o que conduz à transferência massiva do sentido de voto. De resto, a situação verifica-se um pouco por toda a Europa. As forças democráticas – de centro-direita também, portanto – têm obrigação de contrariar a proliferação de tendências extremistas que, inevitavelmente, se nos deixarmos anestesiar, conduzirão à perda de direitos fundamentais, pelo que, como há dias apontava Rui Tavares, líder do Livre, pode ter chegado a hora de os partidos de Esquerda, sem perderem identidade, terem uma estratégia comum. Em França, a experiência correu bem. E em Portugal também, se recuarmos à génese da geringonça, habilmente negociada por Pedro Nuno Santos. Talvez o agora ex-líder do PS tenha tido razão antes de tempo.

Vítor Santos - 25 maio, 2025 às 00:49

 

AVIS: 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐨 “𝐀𝐥𝐞𝐧𝐭𝐞𝐣𝐨, 𝐓𝐞𝐫𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨”, 𝐝𝐞 𝐌á𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐫𝐨, 𝐭𝐞𝐦𝐚 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐥ó𝐪𝐮𝐢𝐨 𝐧𝐚 𝐁𝐢𝐛𝐥𝐢𝐨𝐭𝐞𝐜𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐉𝐨𝐬é 𝐒𝐚𝐫𝐚𝐦𝐚𝐠𝐨

 


A Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, recebe, no próximo dia 7 de junho, o Colóquio “Alentejo, Terra de Promissão”.

Tendo como ponto de partida o livro “Alentejo, Terra de Promissão. Linha Geral de um Pensamento Agrário”, da autoria do Avisense Mário de Castro, os trabalhos vão ter início, às 15h00, com uma reflexão sobre as transformações ocorridas no Alentejo, no último século que passou desde a publicação deste ensaio.

Mário de Castro foi um Advogado e Escritor que deixou uma interessante obra literária sobre a importância de uma reforma fundiária, muito diferente daquela a que se assistiu depois da Revolução de Abril de 1974 que também será tema neste Colóquio. E, para caraterizar o mundo rural, no início do século XX, será ainda recordado outro autor Avisense, Manuel Teles Barradas de Carvalho, que escreveu sob o pseudónimo de Noel Teles. Uma abordagem sobre as transformações sociais e económicas motivadas pelo uso e posse da terra e sobre os caminhos queremos trilhar, no futuro.

O encontro, promovido pelo Município de Avis, pelo Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA) e pelo Museu do Campo Alentejano (MusCA) e dirigido ao público em geral, vai contar com a participação dos oradores convidados: Carlos Pedro, Fernando Oliveira Batista, Marta Alexandre, Paula Godinho e Teresa Pinto Correia.

Encontramo-nos lá!

HUMOR EM TEMPO DE CÓLERA

 

O homem do leme - Cartoon de Henrique Monteiro in https://henricartoon.blogs.sapo.pt

VILA VIÇOSA: Congresso Internacional Portugal Restaurado

Nos próximos dias 12 a 17 de Junho terá lugar, em Vila Viçosa, o Congresso Internacional Portugal Restaurado. 360 Anos da Batalha de Montes Claros.

Para além de celebrar o episódio histórico que, a 17 de junho de 1665, culminou com a reconquista de Vila Viçosa para a monarquia portuguesa, o encontro abrange outras dimensões importantes que importa nomear.

O Congresso Internacional Portugal Restaurado é organizado pelo CECHAP - Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património, e pelo ARTIS-IHA da FLUL, com a colaboração de outras instituições científicas e culturais, assim como a participação de especialistas e académicos.

Programa e informações: https://portugalrestauradocongresso.weebly.com/

Para inscrições: https://forms.gle/YVosGxatAzk7Hp1M8

 

26.5.25

OPINIÃO: Rotas de lucro ilegal numa imigração descontrolada

Os imigrantes que se amontoam à porta dos serviços consulares de Lisboa e do Porto para validarem os seus documentos encheram ontem os alinhamentos dos noticiários. A situação não é nova, nem tão-pouco se apresenta como única no nosso país. É o retrato de uma imigração descontrolada, que se desenvolve por rotas clandestinas a partir de vários países. Esta semana, o “Courrier International” denuncia os expressivos negócios de traficantes que fomentam essas viagens.

É um verdadeiro império clandestino que floresce à sombra do sofrimento humano, este das rotas migratórias que hoje se multiplicam por diferentes geografias. Qualquer viagem nunca custa menos de mil euros, o que é imenso para gente que procura outra sorte para uma vida depauperada. Todavia, que ninguém pense que o tráfico de migrantes é um negócio improvisado. Nada disso. Os novos contrabandistas anunciam as suas rotas em milhares de contas que se multiplicam nas redes sociais, prometendo novos e promissores mundos; compram barcos à China e à Turquia para contornarem o controlo policial; contratam intérpretes e intermediários para atraírem pessoas para viagens que prometem aquilo que sabem ser impossível: um passaporte seguro para a liberdade.

Nada do que se sonha se concretiza. As travessias são uma espécie de ida ao inferno: fome, cansaço, pressão psicológica, agressões físicas. Àqueles que chegam a terra firme, espera-os outros calvários.

Devido à política restritiva de Trump no que diz respeito à imigração, promovem-se agora no Panamá rotas de regresso dos Estados Unidos para a América do Sul. Trata-se de uma inversão daquilo que se fazia até há poucos meses, mas, mesmo assim, as viagens continuam a enriquecer as máfias. Segundo dados da Comissão Europeia, o tráfico de migrantes movimenta seis mil milhões de euros por ano – mais do que o PIB de muitos países.

Como se interrompe tudo isto? Numa reportagem publicada no “Courrier International”, cita-se aquilo que um refugiado iraniano escreveu na sua conta numa rede social: “Consideras os traficantes más pessoas? Eu também considero. A viagem é longa e perigosa, mas achas mesmo que podemos ir à embaixada britânica de Teerão pedir um visto?” A pergunta é dura. Não justificando as redes criminosas que fomentam rotas perigosas, esta declaração desfaz discursos que ensaiam alternativas inviáveis para quem foge da guerra, da repressão ou da miséria. Talvez o verdadeiro inferno não esteja na viagem, mas naquilo que acontece antes de embarcar. É nessa realidade que o Mundo deve concentrar-se para atacar o problema sem hipocrisias.

·         Felisbela Lopes – Jornal de Notícias - 23 maio, 2025



“𝐌𝐞𝐦ó𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐯𝐢𝐬” 𝐧𝐚𝐬 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐡𝐚𝐬 𝐏𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬 𝟐𝟎𝟐𝟓


O Município de Avis, contando com o apoio das Freguesias/Uniões de Freguesias do Concelho vai voltar a assinalar uma das mais representativas manifestações da cultura popular com a realização dos Desfiles de Marchas Populares, este ano subordinados ao tema “Memórias do Concelho de Avis”.

A edição de 2025, a decorrer de 14 de junho a 11 de julho, em todo o Concelho, irá ter o seu momento alto, no dia 14 de junho, pelas 21h30, no Largo do Convento, em Avis, com a participação de todos os marchantes no grande Desfile, onde também não irá faltar a música, a cargo de Mário Coutinho, proporcionando um espetáculo cheio de movimento, alegria e cor à população que habitualmente assiste às coreografias.

Não perca!

CASTELO DE VIDE: Caminhada Avós e Netos


 

PORTALEGRE: Junho em Cena – Mostra de Artes Performativas

 


28 MAI. a 18 JUN.

De 28 de maio a 18 de junho, regressa o Junho em Cena – Mostra de Artes Performativas, com a sua terceira edição. Esta iniciativa, inteiramente dedicada às Artes Performativas, tem como objectivo dinamizar e voltar a trazer a Portalegre uma dinâmica que se perdeu, com o Festival de Teatro, do Grupo de Teatro de Portalegre.

A edição deste ano conta com diversas novidades, como a itinerância de várias peças pelas freguesias rurais do concelho, ações de formação e a participação de grupos escolares e informais de Teatro.

28 MAI. QUA. 15H (escolas) e 21H

A Vila, a partir do texto homónimo de Prista Monteiro

Junho em Cena – Mostra de Artes Performativas

Teatro | GA | entrada livre | M/12 anos

A peça “A Vila”, de Prista Monteiro, mergulha nas dinâmicas sociais e políticas de uma pequena comunidade rural, expondo os conflitos entre tradição e progresso, entre o poder estabelecido e a luta por justiça. A história desenrola-se numa vila onde a população, mascada por dificuldades e desigualdades, vê-se diante de decisões que podem mudar os seus destinos.

A chegada de um novo elemento externo ou uma reviravolta inesperada desestabiliza as estruturas rígidas de vila, trazendo à tona tensões latentes entre os habitantes. A peça explora temas como opressão, resistência e o desejo de mudança, apresentando personagens profundos e dilemas que ressoam com questões universais.

Com uma linguagem envolvente e uma construção dramática intensa, “A Vila” questiona o que define uma comunidade e até que ponto os indivíduos estão dispostos a lutar por um futuro diferente.

Interpretação: Lara Trindade (Homem), Africa Palomo (Mulher), Nina MacLeod (Vizinha), Lia Marques (Vizinha do 3º), Madalena Luís (Vizinho do 3º), Daniela Ganga (Vizinho), Joana Raposo (Mulher de Virtude), Astride Lenda (Mulherio) e Luís Garção (didascálias)

Cenografia: Lara Trindade, Africa Palomo, Nina MacLeod, Lia Marques, Madalena Luís, Joana Raposo e Heloisa Ritter

Figurinos: Heloisa Ritter e Joana Raposo

Maquilhagem e Caracterização: Heloisa Ritter

Produção: Carolina Sequeira

Um projeto dos alunos da Escola Secundária de S. Lourenço, com o apoio da UMCOLETIVO (Cátia Terrinca, João P. Nunes, Raquel Pedro e Rui Salabarda)

 


SAÚDE: Aniversário Motard’s de Montargil com 38 dadores de sangue


A sempre banhada de fresco, graças às águas da sua acolhedora albufeira, e simpática terra do concelho de Ponte de Sor, foi mais uma vez palco de uma ação conjunta da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e do serviço de Imunohemoterapia e da Medicina Transfusional (banco de sangue) da ULSAALE.

Esta iniciativa integrou-se nos festejos do 14.º aniversário dos Motard’s de Montargil, que tudo fazem para dignificar a dádiva de sangue.

Como sempre, a concentração de dadores teve como ponto de encontro o centro de saúde de Montargil, que recebeu com entusiasmo 38 dadores, sendo a maioria do sexo feminino – 20, ou seja 52,6%.

Todos os presentes concretizaram a dádiva, pelo que foram 38 as insubstituíveis unidades de sangue recolhidas desta feita.

Estrearam-se como dadores oito voluntários, entre eles cinco mulheres.

Por seu lado, o Registo Português de Dadores de Medula Óssea angariou duas novas inscrições.

Enfim, uma colheita repleta de valores muito vivos.

Os Motard’s de Montargil confecionaram o almoço, no qual participaram os envolvidos na brigada que assim puderam conhecer inloco a nova sede dos aniversariantes, situada na antiga escola primária de Farinha Branca. A manhã despediu-se pois de forma  retemperada.

Santo António das Areias a 31 de maio

Como se sabe, as nossas brigadas realizam-se em sábados, das 09h00 às 13h00, aproximadamente. Na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão) podem-nos encontrar a 31 de maio. E a 07 de junho marcamos presença no Centro de Saúde de Nisa.

Contamos com todos os amigos de boa vontade! Passe por:

https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR


 

PORTALEGRE recebeu com entusiasmo a primeira edição do Meeting Cidade de Portalegre

O Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima, em Portalegre, foi palco no passado sábado, 24 de maio, da primeira edição do Meeting Cidade de Portalegre, uma organização da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), com o apoio da Câmara Municipal de Portalegre. Esta nova aposta no calendário desportivo regional revelou-se um sucesso, trazendo à cidade uma competição de pista de elevada qualidade e ampla participação.

Com provas para todos os escalões — desde Benjamins A até aos veteranos — o evento reuniu mais de 100 atletas em representação de 20 clubes de norte a sul do país. O programa competitivo incluiu corridas dos 100 aos 5000 metros, bem como provas técnicas como o salto em comprimento, permitindo que atletas com diferentes perfis e níveis de experiência pudessem competir lado a lado.

A vertente coletiva teve grande destaque, com a Academia José Jacob a conquistar o primeiro lugar do pódio, seguida pelo Clube Elvense de Natação e pelo Centro Vicentino da Serra, que fechou o pódio. A competição foi também marcada por excelentes desempenhos individuais, com vários atletas a conseguirem marcas de relevo a nível nacional, motivados por um ambiente competitivo e pela estrutura organizada com rigor e profissionalismo.

O Meeting contou com um embaixador de luxo: Guilherme Vélez, atleta da Academia José Jacob, campeão nacional de lançamento do dardo no escalão sub-18 e integrado no Projeto Esperanças Olímpico para Los Angeles 2028. A sua presença trouxe ainda maior visibilidade ao evento, servindo de inspiração para os jovens atletas presentes e reforçando a ligação entre o alto rendimento e a formação de base.
A organização atribuiu prémios monetários aos melhores desempenhos da jornada, valorizando o mérito e incentivando a superação individual, para além dos habituais prémios por escalão e género. Esta iniciativa visou não só premiar o talento presente, mas também atrair atletas de topo e consolidar o evento como referência futura no panorama do atletismo nacional.

Na entrega de prémios esteve presente o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Portalegre, Marco Cardoso, sublinhando o empenho do município em apoiar o desenvolvimento do atletismo e a realização de eventos que promovem o desporto jovem e o envolvimento comunitário.

Com esta primeira edição, a AADP deu um passo firme na dinamização do atletismo em pista na região, procurando criar mais oportunidades de competição de qualidade para os atletas locais, ao mesmo tempo que atrai atletas e clubes de outros distritos. A ambição passa agora por integrar o Meeting Cidade de Portalegre no circuito oficial de meetings nacionais da Federação Portuguesa de Atletismo, tornando este evento uma presença regular e destacada no calendário competitivo.
O Meeting Cidade de Portalegre mostrou que a cidade e a região têm todas as condições para acolher provas de alto nível, combinando instalações de qualidade, uma organização empenhada e uma comunidade desportiva vibrante.




25.5.25

NISA: 44ª Feira do Livro

 


“𝐀𝐯𝐢𝐬 𝐚 𝐏𝐞𝐝𝐚𝐥𝐚𝐫” 𝟐𝟎𝟐𝟓: 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐚 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐧𝐚𝐥𝐚𝐫 𝐨 𝐃𝐢𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐁𝐢𝐜𝐢𝐜𝐥𝐞𝐭𝐚


No próximo dia 8 de junho, o Município de Avis volta a assinalar o Dia Mundial da Bicicleta, comemorado a 3 de junho, com a iniciativa “Avis a Pedalar”. Um passeio de BTT, com cerca de 30 km de extensão por estrada e caminhos em terra batida, com início marcado para as 08h30, no Ginásio Municipal de Avis e paragem para reabastecimento em Alcórrego.

O “Avis a Pedalar” tem como objetivo promover a prática de atividade física enquanto fator essencial para um estilo de vida saudável, bem como o uso da bicicleta como meio de mobilidade sustentável.

A iniciativa, inserida no Projeto Municipal “Crescer Saudável/Envelhecer Ativo”, integrado na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, vai contar com o apoio do Ginásio Municipal de Avis e da União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão.

As inscrições, gratuitas, mas obrigatórias, devem ser efetuadas, até dia 4 de junho, no Ginásio Municipal e através do formulário disponível em: https://tinyurl.com/avisapedalar2025

Aceite o desafio e venha pedalar, pela sua saúde!