6.5.25

MUSEU DO ALJUBE: “A Revolução é um ato de Poesia” – Independência, Cultura e Identidade Africana

Cinema e Conversa - 14 a 15 MAI

Nos dias 14 e 15 de maio, acolhemos o programa “A Revolução é um ato de Poesia” – Independência, Cultura e Identidade Africana, com curadoria BISO & Africadelic – 2025.

“Integrado nas celebrações do Mês de África, este evento homenageia os 50 anos das independências e o papel da cultura na luta pela libertação.

A exibição do documentário e consequente mesa redonda, será para discussão e entendimento, de que a independência foi precedida de um engajamento cultural significativo e de figuras centrais que encabeçaram essa esquematização.

Neste sentido, é um retrato histórico e uma homenagem à resistência, à cultura e à história, bem como, um lembrete de que o pensamento de Mário Pinto de Andrade especificamente, permanece uma referência essencial nas discussões sobre a moderna Angola e a construção de uma identidade africana global, especialmente num contexto de desafios socioeconômicos e políticos atuais.”

•14 MAI – QUA, 18H → Auditório

"MÁRIO" de Billy Woodberry

2024 · Documentário · FR, PT · 120 min · M/12

•15 MAI – QUI, 16H → Auditório

Debate: INDEPENDÊNCIA, CULTURA E IDENTIDADE AFRICANA

Com José Eduardo Agualusa e Celestino Bastos

Moderação: Leopoldina Fekayamãle

Além do debate, haverá um momento artístico de homenagem, com um recital de poesia e cânticos escritos por Mário Pinto de Andrade, interpretados pelo músico angolano Gari Sinedima.