21.5.23

SAÚDE: Marchas pelo Direito à Saúde reivindicam melhor SNS






Realizaram-se ontem, dia 20, Marchas pelo Direito à Saúde em três cidades portuguesas (Lisboa, Porto e Coimbra). A Saúde em Portugal está doente desde há muito, sem que da parte do Governo sejam tomadas as medidas de fundo, urgentes e indispensáveis para evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde. A notícia de mais uma morte, um bebé de 11 meses, numa cidade (Portimão) enquanto aguardava trasnferência hospitalar, devia encher-nos de revolta e vergonha. Não é admissível num país da União Europeia, a morte de uma criança nestas condições. O país anda entretido com os Coldplay e com os Galambas de serviço ou fora dele, enquanto a população sofre na pele as consequências de políticas devastadoras de um Governo que perdeu o rumo e o sentido de Estado.  
**** Bebé de 11 meses morreu em Portimão enquanto aguardava transferência hospitalar
Segundo o INEM, apesar dos esforços dos profissionais do hospital de Portimão e do instituto, o óbito acabou por ocorrer. Hospital de Faro estava sem serviço de Pediatria.
Um bebé de 11 meses morreu na sexta-feira ao final de tarde no hospital de Portimão enquanto aguardava transferência para o hospital de Faro, que estava sem serviço de Pediatria, disse à Lusa fonte oficial.